A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de junho de 2015 as 10:02 / Educação, Sem categoria

“Poesia todo dia? Todo dia Poesia!”

Na quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), organizou um encontro para os alunos das 5ª séries da rede pública municipal no auditório da prefeitura. Contando com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, da equipe pedagógica da SMECD, diretores, convidados e imprensa, o evento marcou o lançamento do projeto “Poesia todo dia? Todo dia poesia!”.

Criado em 2009 o projeto vai ser retomado com os anos iniciais da rede pública de educação. Além de instigar as crianças a desenvolver a memorização, a compreensão e a interpretação, o “Todo dia poesia? Poesia todo dia!” objetiva desenvolver o gosto pela leitura. Neste sentido, serão trabalhados diferentes poetas, para que os jovens venham a saber e se interessar pela história dos autores que estão lendo e interpretando, bem como estimulá-los a buscar outras obras do mesmo. Este ano, o autor homenageado será Pedro Bandeira. Nas edições anteriores os homenageados foram o romancista e poeta especialista em literatura infanto-juvenil, Elias José, a poetiza Cecília Meireles e o poeta Vinícius de Moraes, que volta suas obras ao humor infantil, cheio de fantasias.

Cronograma do projeto foi apresentado, juntamente com uma retrospectiva de anos anteriores

Cronograma do projeto foi apresentado, juntamente com uma retrospectiva de anos anteriores

Neste primeiro encontro os alunos tiveram um contato inicial com o projeto e seu objetivo através de uma retrospectiva dos anos anteriores, para que a partir disso o tema deste ano possa ser trabalhado durante o ano letivo nas escolas. O projeto foi apresentado com vídeos e declamações dos alunos que participaram do projeto nos anos anteriores, para que as crianças possam a apreciar o significado da poesia.

“O projeto “Todo dia poesia? Poesia todo dia!” é voltado aos nossos alunos de séries iniciais, para que estes despertem o gosto pela literatura desde cedo e aprendam a se expressar. Assim como o projeto “Oratória nas Escolas”, os alunos irão trabalhar em sala de aula as obras de Pedro Bandeira e realizarão apresentações. Desse modo estaremos incentivando o hábito saudável da leitura e auxiliando ainda mais no desenvolvimento destes jovens”, salientou a Secretária Griselda Blau.

Agora as professoras de literatura irão trabalhar a poesia e o poeta escolhido em sala de aula. Durante o decorrer do ano haverá eventos em cada escola, nos quais os alunos serão estimulados a participar, interpretando as poesias de Pedro Bandeira. Aqueles que se destacarem, deverão participar do IV Sarau de Poesias, que será realizado no final do ano letivo.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir