10 de junho de 2015 as 10:21 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Qualificação de processos operacionais é trabalhada em Capacitação

Proporcionar a qualificação dos procedimentos operacionais realizados nas agroindústrias garantindo assim mais segurança do produto comercializado: com este pensamento a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER realizaram uma capacitação continuada para as agroindústrias familiares do Município.

Realizada na Casa da Família Rural da EMATER – localizada no Parque da Expodireto, a capacitação aconteceu em três etapas que trabalharam diferentes temáticas. No 1º módulo realizado no dia 27 de abril, a Extensionista da Emater Rosane Treviso tratou sobre a temática “Higiene dos manipuladores; Higiene das instalações e equipamentos”. Já no dia 18 de maio, as Médicas Veterinárias Ketty Cristina Mazzutti e Naiana Oliveira Martins trabalharam com o tema “Qualidade e procedência da matéria-prima; Segurança dos alimentos e doenças transmitidas por alimento (DTA)”. O 3º módulo realizado na última segunda-feira (8) abrangeu a temática “Controle de pragas e vetores; Qualidade da água – cloração” abordada pelo Médico Veterinário Pedro Luiz Bernardi e o Químico industrial Marco Eliandro Benatti.

Prefeito Em Exercício Ibanez Victor de Quadros

O encerramento da Capacitação contou com a presença do Secretário de Agricultura Ivan Machry, do Supervisor Microrregional da EMATER Abel Toquetto, do Vice-Presidente da Cotrijal Enio Schroeder, representantes de sindicatos, membros da EMATER, imprensa e proprietários das agroindústrias. Ao final dos três módulos os participantes receberam a certificação de participação e realizaram uma confraternização com os produtos produzidos nas agroindústrias.

Para a o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry é fundamental proporcionar estas capacitações a quem trabalha com a produção de alimentos. “O Município de Não-Me-Toque é um dos poucos do Estado que estão com a situação das agroindústrias regularizadas e com a fiscalização atuante para que os produtos possam ser comercializados garantindo ao consumidor um produto de qualidade. Vamos continuar investindo e auxiliando estas pequenas empresas para se desenvolverem cada vez mais e tornarmos o Município uma referência no segmento”, comentou o Secretário Ivan Machry.

DSC00007Estiveram participando da capacitação as agroindústrias Embutidos Savadinscky, Embutidos Weber, Embutidos Sprandel, Embutidos Bini, Maurer e Schwantes, Abatedouro Municipal, Granja Avícola Vale dos Pinheiros, Agroindústria de produtos de origem vegetal da Sra. Solange e Sr. Ingo Saifert, Morangos Tsiga.

“Esta parceria entre a Administração e EMATER é muito importante para os produtores. Como consumidor de produtos produzidos nestas agroindústrias, tenho a certeza que esta capacitação vem agregar ainda mais qualidade aos produtos. Vamos continuar trabalhando em conjunto da EMATER para que futuramente os produtos produzidos aqui em Não-Me-Toque possam ser comercializados em todo o Estado e por que não no País”, comentou o Prefeito em Exercício Ibanez Victor de Quadros.