10 de junho de 2015 as 15:10 / Educação, Sem categoria

Palestra do COMJUVE fala sobre Políticas Públicas para a Juventude

O COMJUVE – Conselho Municipal da Juventude de Não-Me-Toque está trabalhando para promover ações ao público jovem visando fortalecer o seu espaço na sociedade e buscando políticas públicas para a juventude.

Na noite desta terça-feira (09), o COMJUVE realizou sua reunião ordinária coordenada pelo Presidente Charles Morais e pela Secretária Ana Cláudia Stumm. Dentre os assuntos destacados, foi reforçado a criação de uma pesquisa de opinião para levantamento das demandas e prioridades que os jovens não-me-toquenses desejam ter atendidas em nosso Município, a qual está em fase final de elaboração e será lançada em breve. Foi comentado também sobre a organização do Seminário da Juventude, que tem data prevista para acontecer no dia 10 de agosto.

Após a reunião realizou-se uma palestra com Ricardo Bassi, Coordenador Estadual da Juventude e com Daniel Kieling, Vice- Presidente do Conselho Estadual da Juventude, abordando a temática “A importância do COMJUVE na Sociedade”. A palestra foi apresentada em forma de debate, onde várias pessoas puderem fazer suas manifestações.

A Coordenadoria da Juventude no Rio Grande do Sul foi criada em 2012 e desde então vem trabalhando para que os Municípios criem os Conselhos da Juventude e elaborem políticas para a juventude, visando garantir os direitos dos jovens que estão instituídos no Estatuto da Juventude, criado em 2013.

Dentre as principais ações elencadas que o COMJUVE pode realizar foi levantada a confecção da Carteira do Estudante através da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas, objetivando garantir o direito do estudante ao pagamento de meia entrada em diversos eventos culturais e esportivo, previsto através do Direito a Cultura no Estatuto da Juventude. Foi salientando também sobre a possibilidade da criação do Fundo Municipal da Juventude, tendo em vista o recebimento de repasses do Governo Estadual e Federal e também de doações de empresas, para criação de políticas públicas e espaços para a juventude.

Prestigiaram o evento o Prefeito em Exercício Ibanez Victor de Quadros, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, a Coordenadora da Sala dos Conselhos Luciane Kissmann, diretoras de escolas, alunos e conselheiros.

“Foi uma noite produtiva onde conseguimos ter conhecimento das ações que o COMJUVE pode efetivar para os jovens.  Estaremos buscando mais informações de como proceder na confecção da carteira do estudante, além de estudar sobre a viabilidade de criação do Fundo Municipal da Juventude”, comentou o Presidente do COMUVE, Charles Morais.