02 de junho de 2015 as 16:22 / Desenvolvimento, Sem categoria

Torneio de Laço comemorou 42 anos do CTG Galpão Amigo

A invernada Campeira do CTG Galpão Amigo, com apoio da patronagem, realizou torneio de laço nos dias 30 e 31 de maio, na propriedade de Beto Rodriges, em Posse Müller. A cancha de laço da Cabanha Oito Palmas contribuiu para o sucesso do evento que recebeu 50 equipes e registrou 3.42 armadas. Foram distribuídos R$ 7.000 em prêmios em dinheiro.

O patrão da campeira, Antônio Santos de Morais, liderou sua equipe de laçadores para a execução, especialmente, das árduas tarefas no controle do gado na mangueira, pista e brete. Pelo seu empenho e dedicação, Santo acabou sendo homenageado pelos companheiros da Campeira, que lembraram sua história de superação e capacidade de motivação.

A programação contou com momento especial, que preparou homenagem ao tradicionalista José Darci Borges da Silva, 91 anos, fundador do CTG, homem que sempre vivei da atividade campeira e faz da pilcha seu traje oficial do dia a dia.

Seu Darci recebeu uma placa com mensagem gravada, entregue pelo patrão do CTG, Clézio Goettems e pela prefeita Teodora Lütkemeyer, que reconheceu como justa a homenagem, elogiou os tradicionalistas do Galpão Amigo pela bela representação que fazem de Não-Me-Toque por onda andam.

Clézio Goettems disse que o homenageado tem a admiração de todos os associados do Galpão Amigo e sua simplicidade e perseverança na valorização do tradicionalismo inspira a todos que desejam manter viva a cultura gaúcha nas próximas gerações.

Para a realização do Torneio de Laço 42 anos do CTG Galpão Amigo, os organizadores contaram com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, da Prefeitura de Victor Graeff, e de empresas que patrocinaram.

O vice-coordenador da Sétima Região Tradicionalista, Jorge Celito Zuffo, representou a coordenadora Gilda Galeazzi e também colaborou na realização do evento.

TEXTO E FOTOS: HELAINE GNOATTO ZART / A FOLHA