15 de maio de 2015 as 11:36 / Educação, Sem categoria

X Seminário “Não Jogue com a Vida” superou expectativas

A noite de quarta-feira (13) foi marcada pela realização do X Seminário Municipal “Não Jogue com a Vida”, que reuniu mais de 400 pessoas entre pais, alunos, professores, representantes de empresas, Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente e comunidade em geral para debater sobre o combate às drogas em Não-Me-Toque.

O evento é uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, criado pela Lei Municipal nº. 3.048 de 15 de março de 2005, de autoria do vereador Valdir Alberi Kirst.

DSC00018

O Seminário “Não Jogue com a Vida” tem o objetivo de sensibilizar a comunidade, informar as famílias, adolescentes e jovens quanto aos riscos do consumo de substâncias químicas, suas consequências físicas, sociais, emocionais, psicológicas e familiares, incentivando práticas de cuidado à vida.

A décima edição teve um debate qualificado trazendo dados e ações para diminuir o uso de drogas, principalmente no público jovem, através do tema: “Intervenções baseadas no desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Uma solução possível para as dependências químicas”, ministrado pelos doutores psiquiatras José Ribamar Fernandes Saraiva Júnior e Guilherme Modkovski.

DSC00022

Doutor Guilherme abordou as influências genéticas que todos tem ao longo do seu crescimento e desenvolvimento e como a interação com o ambiente pode definir uma doença ou prevenir. Citou o exemplo do stress na gravidez, em que a rejeição da criança pode levá-la ao uso de drogas na vida adulta. Frisou também que a drogadição é uma doença que não deve ser escondida pelas famílias como algo normal e passageiro, mas deve ser tratada com rigor.

Já o Doutor Saraiva fez uma fala mais voltada para o público adolescente e como os pais podem se relacionar mais fácil com os filhos. É necessário criar uma rotina de abordagem junto aos filhos, sem tomar conta da sua vida, mas conhecendo seu dia a dia, suas companhias e seus hobbys, visto que é na adolescência o momento em que os filhos se afastam dos pais e desenvolvem suas identidades; e a maioria das identidades são formadas através dos grupos que estes jovens participam, por isto a importância da família conhecer os grupos que seus filhos frequentam.  Enfatizou que deve se criar uma rotina de diálogo, mas um diálogo qualificado onde ambos tenham tempo e atenção para escutar o anseio do outro.

“Criar um programa é fácil, mantê-lo é difícil. Todas as pessoas que fazem o Seminário “Não Jogue com a Vida” ser reconhecido e ter qualidade estão de parabéns. Nestes dez anos, centenas de jovens foram beneficiados através de palestras e ações deste programa. A participação da comunidade demostra que existe uma preocupação coletiva, e que juntos – cidadão, escola, professores, familiares – temos que buscar solução para combater este problema social. Agradecemos a presença de todos”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

DSC00027

O evento teve como encerramento a apresentação do Grupo Vocal São Francisco Solano, sob direção da maestrina Júlia Kuhn e do músico Daniel Kuhn e do Coral Municipal Infanto Juvenil. Também foi prestigiado pela Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ibanez Victor de Quadros;Vereador, Valdir Alberi Kirst; Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Maria Scholze Blau; Presidente do COMDICA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciane Kissmann; Presidente do COMEN – Conselho Municipal de Entorpecentes, Vanda Görgen; Vice- Presidente do Conselho Municipal de Educação Tatiana Soder; Coordenadora do Conselho Tutelar, Maria Augusta Rolin Sampaio; Presidente da ABCAL, Senhor Olímpio Krüger; representante da Rede de Apoio a Escola (RAE), Senhora Daiane Eliza Neuls.