05 de maio de 2015 as 14:31 / Educação, Sem categoria

Aprovado Plano Municipal de Educação

Foi aprovado na Sessão Ordinária do dia 27 de abril o Plano Municipal de Educação de Não-Me-Toque – 2015/2025, sob Projeto de Lei do Executivo nº 032/15.

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos e tem por objetivo planejar as políticas públicas para a área a longo prazo e contribuir para a efetivação do acesso à educação. Este não é somente um plano da Rede Municipal de Ensino, mas também da educação geral do município. A elaboração do mesmo ocorreu envolvendo os profissionais da educação e os diferentes segmentos e setores da sociedade ligados à educação.

No PME constam 20 metas. A primeira delas refere-se a universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 anos e ampliar a oferta da Educação Infantil em creches de forma a atender no mínimo 50% das crianças de até 3 anos até o final do ano de 2025. A realidade atual do atendimento de crianças de 0 a 3 anos que frequenta a escola atualmente, dá-se da seguinte forma: Brasil: 21,2%, Rio Grande do Sul: 31,4% e Não-Me-Toque: 56,3,7%.

Entre as outras 20 metas estão: garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam o Ensino Fundamental na idade recomendada; elevar a taxa de matrícula do Ensino Médio em 85 %; acesso a Educação Básica e  atendimento especializado para alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano; oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas; elevar a escolaridade da população de 18 a 29 anos.

Para atingir cada uma das metas, foram estabelecidas várias estratégias.

“Este plano é de suma importância, pois apresenta ações e metas que irão nortear as políticas públicas voltadas para a Educação. Agradecemos as várias pessoas que ajudaram a construir este plano e temos a certeza que com o empenho coletivo da família e do Poder Público conseguiremos alcançar estas metas”, comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PLANO:

05.05 – Plano Municipal de Educação