28 de abril de 2015 as 10:39 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Agricultores Familiares recebem qualificação visando expansão das Agroindústrias

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem desde o ano de 2009 trabalhando no fortalecimento da Agricultura Familiar e na estruturação das agroindústrias no Município. Em 2011, com uma área de 10.000 m² localizada na RS 142, Km 11, a Administração Municipal inaugurou a Abatedouro Municipal, obra pioneira na região.

DSC00009

A partir do ano de 2012 a Secretaria de Agricultura está na busca de políticas públicas que possibilitem as Agroindustriais a comercializarem seus produtos em outros municípios e em outros estados. Desde então o projeto expansão adesão ao SUASA-SISBI e SUSAF-RS tem marcado diversos encontros e encaminhamentos.

Com o objetivo de dar andamento a expansão, nesta segunda-feira (27) aconteceu uma capacitação na Casa da Família Rural da EMATER no parque da Expodireto, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Sanitária em parceria com a EMATER. O evento foi prestigiado pela Prefeita Teodora Lütkemeyer, pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, por integrantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Técnicos da Emater e por 32 agricultores.

Este primeiro encontro de 2015 foi marcado por uma capacitação com enfoque no “Aumento da qualidade e segurança dos alimentos produzidos”, ministrada pela instrutora extensionista da EMATER, Rosane Treviso. O 2º módulo será realizado no dia 18 de maio, trabalhando o tema “Qualidade e procedência da matéria-prima e Segurança dos alimentos e doenças transmitidas por alimento (DTA)” e o 3º módulo será dia 08 de junho, com enfoque no “Controle de pragas e vetores e Qualidade da água – cloração”.

DSC00003

Atualmente em Não-Me-Toque existe 07 agroindústrias habilitadas no SIM – Serviço de Inspeção Municipal, 02 registradas pela Vigilância Sanitária (origem vegetal) e mais 02 em fase de regularização e implantação (uma pelo Ministério da Agricultura e outra pela Vigilância Sanitária).

“Queremos parabenizar os Agricultores por deixam seus afazeres e estarem buscando novos conhecimentos, o que demonstra que todos estão interessados em melhorar e ampliar seus empreendimentos. Estamos trabalhando na adesão ao SUASA-SISBI e SUSAF-RS e temos muitos o que melhorar, por isto cada vez mais estamos incentivando capacitações e treinamentos”, destacou a Prefeita Teodora.

DSC00012