08 de abril de 2015 as 11:19 / Sem categoria

Em elaboração Programa de Saúde Bucal nas escolas

Em reunião na terça-feira (7), as Secretarias de Saúde e Educação iniciaram a elaboração conjunta do Programa de Saúde Bucal, que deverá ser desenvolvido junto às Escolas Municipais.

A ação é uma iniciativa que busca garantir a prevenção e o tratamento adequado da saúde bucal para alunos que estão matriculados nos ensinos infantil e fundamental. Nesse trabalho, os profissionais de odontologia auxiliarão avaliando as condições de saúde e a necessidade de tratamento dentário.

Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, nesta primeira etapa estão sendo definidas as ações juntamente com os Profissionais da Secretaria de Saúde e adquiridos os materiais necessários ao desenvolvimento do Programa. Ainda em abril a Secretaria de Educação fará o levantamento do número de alunos atingidos e definirá um cronograma junto a direção de cada escola.

Os alunos também serão alertados sobre a importância da escovação correta dos dentes, sobre a alimentação e outros detalhes fundamentais para manter a saúde bucal. A Secretária de Educação Griselda Blau ressalta que este trabalho vai contribuir também com a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal.

A escovação dentária quando bem feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais. O cuidado com a saúde bucal é imprescindível para reduzir o risco de doenças cardíacas, perda de memória, infecções e inflamações, entre outras doenças. Além disso, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa.

Com o lançamento deste novo projeto, a Administração Municipal mostra o seu compromisso com o serviço de saúde bucal, que além de garantir a qualidade de vida da população, também serve para reduzir a demanda de atendimentos nas unidades básicas de saúde.