06 de abril de 2015 as 14:24 / Educação, Sem categoria

Secretária de Educação participa do 26º Fórum Estadual de Educação, em Porto Alegre

Nos dias 30 e 31 de Março a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau esteve em Porto Alegre participando do 26ª Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, que neste ano teve como tema “Fortalecendo os Planos Municipais de Educação”.

Contando com a participação de 630 dirigentes de 497 municípios, a elaboração do Plano Municipal de Educação foi o principal tema abordado no Fórum, visto que os municípios tem até o dia 24 de junho de 2015 para concluir. O Município de Não-Me-Toque está com o Plano aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e agora está na Câmara de Vereadores para a aprovação final, para criação da Lei. A partir da aprovação do Legislativo, o Município deverá passar a executar o que as 20 metas do Plano determinam.Durante o evento também aconteceu  a posse dos novos conselheiros da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Segundo a Secretária Griselda, o maior desafio para os municípios é cumprir com a meta nº 1 que determina além da universalização (do que? da educação infantil?) até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade, também a ampliação da oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final de 2024. “Este último é o grande desafio para Não-Me-Toque, pois a nossa necessidade é muito maior devido aos pais que trabalham em nossas empresas”, destacou Griselda.

O Município hoje tem 327 alunos matriculados nas Escolas de Educação Infantil em turno integral, tendo ainda uma fila de espera de aproximadamente 50 crianças. No Fórum a Secretária Cleuza Repulho comentou sobre a realidade de São Bernardo do Campo/SP que possui 600 crianças em fila de espera, destacando que a falta de vagas é um problema para todos, alguns em menor escala e outros em maior.

A conclusão unânime entre os participantes do Fórum é que não se pode admitir que sejam incluídos mais alunos do que a Rede pode dar conta, pois a creche é uma escola e como tal necessita de cuidados especiais, bem como de profissionais da educação que atuem nelas. “Nossa Administração prima pela qualidade e o bom atendimento em nossas escolas. Estamos empenhados para alcançar o ideal que é atender a todos com qualidade e equidade”, destaca a Secretária Griselda Blau.

A Secretaria ainda fala sobre outro grande gargalo, que é a questão do financiamento deste novo Plano Nacional e consequentemente o Plano Municipal de Educação. “Criar uma lei é fácil, o difícil é conseguir colocá-la em prática, ainda mais se tratando de uma questão tão ampla quanto esta e que diz respeito a todos os segmentos da educação de um Município, de um Estado e de um País” salientou Griselda.