26 de março de 2015 as 11:30 / Assistência Social, Sem categoria

Conselho Municipal do Idoso aguarda projetos para repasse de verbas

A Prefeita Teodora Lütkemeyer recebeu em seu gabinete na manhã de quarta-feira (25), a Secretária de Assistência Social Clereci Schenkel, a Psicóloga da Assistência Social Paula Lazzari Quadros, integrantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Agente de Controle Interno Daniela Cardoso.

A reunião teve por objetivo tratar da reabertura do edital para a apresentação de projetos que sejam voltados a beneficiar idosos e que necessitam de recursos provenientes do Fundo Municipal do Idoso, que foi criado pela Lei Municipal Nº 4.435 de 23 de Junho de 2014. O Fundo atualmente conta com R$ 80.000,00 em caixa, sendo que 20% deste valor deve ficar de reserva para eventuais necessidades; sendo que assim, para o ano de 2015, R$ 64.000,00 estão disponíveis para serem repassados às entidades que apresentarem projetos junto ao CMI.

O que é o Conselho

O Conselho Municipal do Idoso – CMI tem por finalidade congregar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas, grupos de idosos e da Sociedade, para inserir a pessoa idosa nos espaços sociais. Ainda, o CMI tem como atribuições: zelar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas do idoso no Município, para assim, garantir a autonomia, a integração e a participação do idoso na sociedade.

Doe para o Conselho!

O Fundo é mantido através de doações da comunidade, que só tem vantagens ao fazer doações. Seu imposto de renda fica em Não-Me-Toque, sendo aplicado nas ações voltadas aos Idosos Não-Me-Toquenses. Todas as ações e aplicações podem ser acompanhadas através da prestações de contas do Conselho Municipal do Idoso.

Pessoas Físicas que declaram seu Imposto de Renda através do Modelo Completo – até 6% do imposto devido e Pessoas Jurídicas que apurarem a tributação pelo Lucro Real – até 1% (consulte o seu contador) podem doar fazendo um depósito identificado com o nome e o número do CPF/CNPJ do doador ao Fundo Municipal do Idoso:

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 0839-7

CONTA: 15.551-9

CNPJ: 18.800.871/0001-55

É importante que o depósito seja identificado com o CPF /CNPJ – para que não haja problemas com a Receita Federal durante a sua Declaração do Imposto de Renda. Guarde o recibo de destinação emitido pelo Conselho Municipal do Idoso – CMI, e apresente o mesmo ao declarar seu Imposto de Renda.

“O CMI tem uma preocupação constante em melhorar ainda mais a qualidade de vida dos idosos de nosso Município. Hoje, através da Secretaria de Assistência Social, são realizados alguns programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos com atividades físicas, recreação, canto/coral, lazer e cursos de informática, além dos tradicionais bailes da melhor idade”, destacou a Prefeita Teodora.