25 de março de 2015 as 13:43 / Sem categoria

Vigilância divulga novos números da dengue no Estado

O Rio Grande do Sul está com 66 casos de dengue confirmados, dos quais 31 são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados e  35 são autóctones (doença contraída na cidade de domicílio). Os números atualizados foram divulgados nesta terça-feira (24) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), e são referentes ao periodo de 1 de janeiroa a 21 de março de 2015,  contabilizando ainda 557 casos suspeitos de dengue investigados no RS. Confira o detalhamento, aqui.

O Cevs, por meio das vigilâncias ambiental e epidemiológica  iniciou desde a última sexta-feira, 20, o monitoramento semanal da situação da dengue no Estado, mantendo o alerta na Região Missioneira  que contabiliza 27 casos autóctones em Caibaté. Além do município, estão com  confirmação de  casos autóctones, Porto Alegre (1) e Panambi (7).

LIRAa – Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério  da Saúde, em 12 de março, 17municípios gaúchos estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias (larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis) e20, em alerta (menos de 3,9% dos imóveis  têm larvas do mosquito). Revela ainda que 15cidades apresentam índice satisfatório (abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito). No total, 52 municípios gaúchos realizaram o levantamento, entre janeiro e fevereiro deste ano.

No Estado, o LIRAa é prioritariamente  realizado pelos municípios infestados pelo mosquito da dengue,  os de balneário, os com mais de 50.000 habitantes e os de fronteira internacional,  conforme a Nota Técnica  01/2013 ? CEVS-RS.

“No momento, estamos conscientizando os municípios gaúchos sobre a importância de  realizarem o LIRAa.  A ação é fundamental para que os gestores municipais de saúde possam planejar e executar as ações de combate ao vetor da  dengue em conjunto com a sua comunidade”, avalia a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), do Cevs, Rosane Prato.

O LIRAa também identifica os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito e o tipo de  criadouros encontrados. Entre os  focos mais frequentes apontados no levantamento estão os depósitos móveis tais como vasos, recipientes plásticos, garrafas e latas com água,   sucatas em pátios, ferros-velhos e recicladoras. Também foram detectados focos em pneus e outros materiais rodantes (manchões, câmaras) e depósitos de água para consumo humano no  nível do solo.

Os 17 municípios classificados como de risco para a dengue no RS são  Espumoso, Tucunduva, Alecrim, Tuparendi, Giruá, Santa Rosa, Cândido Godoi, Guarani das Missões, Bossoroca, São Miguel das Missões, Três de Maio, Nova Candelária, Boa Vista do Buricá, Independência, Santo Cristo, Santo Antônio das Missões e Doutor Maurício Cardoso. Confira  tabela com  os índices de infestação predial dos municípios onde o LIRAa foi realizado.  Já os municípios em estado de alerta são Eugênio de Castro, Porto Alegre, Porto Lucena, Carazinho, Tapejara, Tapera, Horizontina, Viamão, São Pedro do Butiá, Canoas, Novo Machado, Alegria, São José do Inhacorá, Cerro Largo, Campina das Missões, São Paulo das Missões, Cachoeirinha, Porto Vera Cruz, Senador Salgado Filho, Salvador das Missões.

Fonte: www.saude.rs.gov.br