25 de março de 2015 as 13:51 / Desenvolvimento, Sem categoria

Administração Municipal Inaugura Centro de Educação Técnico Profissionalizante

Visando criar um espaço para formação e qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento através da Administração Municipal inaugurou na noite desta terça-feira (24), o CETP- Centro de Educação Técnico Profissionalizante.  O Centro de Referência está localizado na antiga Secretaria de Desenvolvimento, na Av. Dr. Waldomiro Graeff, 947, Centro de Não-Me-Toque.

O passo inicial na busca da instalação do primeiro Curso Técnico do Instituto Federal Farroupilha em Não-Me-Toque, deu-se em dezembro de 2009. Foi quando a Administração Municipal pleiteou junto à Reitoria do Instituto, a criação do Curso Técnico em Agricultura de Precisão, o qual iniciou suas atividades em 2011, em espaço físico cedido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano.

DSC00391

Ainda em 2011, uma comissão do IFF realizou a avaliação da estrutura física da Escola Municipal Ernesto João Cardoso, através da qual foi autorizada a implantação do Polo de Educação à Distância do Instituto Federal Farroupilha em Não-Me-Toque. Assim, no ano de 2012, o Curso Técnico em Agricultura de Precisão mudou-se para a nova estrutura, onde passou a se oferecer paralelamente o Curso Técnico em Secretariado na modalidade EAD.

DSC00393

Em 2013, ampliou-se o processo seletivo EAD e passou a funcionar também o Curso Técnico em Vendas e Curso Técnico em Meio Ambiente. Já no início de 2014, o IFF instalou no Município uma Unidade Remota Complexa. Com esta ampliação, passou-se a ofertar Cursos de Formação Inicial e Continuada como Balconista de Farmácia, Manicure e Pedicure, Cuidador de Idoso e Vendedor, e também, o Curso Técnico em Informática. Por fim, no segundo semestre de 2014, criou-se o Centro de Referência do IFF, para o qual a estrutura física foi inaugurado nesta terça-feira (24).

“Para nossa Administração a inauguração do CETP é um sonho, pois a anos buscamos trazer um Centro de Referência para Não-Me-Toque, no qual oportuniza-se cursos técnicos gratuitos para nossa comunidade. Oportunizar a capacitação profissional, suprir a demanda de mão de obra nas empresas e investir na educação é nossa principal bandeira. Sabemos que este ato foi a realização de um grande passo, mas este local ainda é provisório, não vamos parar por aqui; já está em reforma a sede atual do CETP, a qual irá funcionar em anexo com a escola do SENAI. Almejamos trazer para nossa cidade um polo de inovação do IFF e ainda poder alcançar outro sonho que é ofertar cursos de graduação em Não-Me-Toque”, comentou a Prefeita Teodora.

DSC_3644

A Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, avaliou de forma muito positiva a parceria com a Administração Municipal. “Com certeza para nós do IFF estar em Não-Me-Toque inaugurando uma casa do IFF é sinal de grande alegria e sabemos que todo este sucesso é fruto de uma aliança com a Administração Municipal que começou ainda em 2009. Através desta parceria conseguimos ofertar o primeiro Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Brasil, instalamos uma unidade móvel e hoje estamos com um lugar bem equipado e preparado para trazermos para Não-Me-Toque inúmeros cursos técnicos de qualidade. Temos a certeza que pelo empenho da Administração Municipal e com os projetos que temos em andamento no IFF, num futuro bem breve estaremos trazendo mais novidades para a Capital Nacional da Agricultura de Precisão”, comentou.

Estavam presentes no evento:

Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer; Secretária Municipal de Desenvolvimento, Maria Margarete Lauxen; Vice- Presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Alberi Kirst; Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim; Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer; Diretora Geral do Campus de Panambi, Ana Rita Kraemer da Fontoura; Coordenador de Implantação de Novas Unidades, Carlos Eugênio Balsemão; Diretora de Pesquisa, Produção e Extensão do Campus Panambi, Roberta Goergen; Vereadores Municipais, Secretários Municipais, Representantes de Empresas e Alunos do IFF.