20 de março de 2015 as 17:31 / Educação, Sem categoria

“Por que Sonhar?” será o tema do Concurso Municipal de Oratória

Na noite desta quinta-feira (19), reuniram-se no auditório da Prefeitura professores de língua portuguesa e equipes diretivas de todas as escolas do Município, para definir os últimos detalhes para a realização do Concurso Municipal de Oratória. A reunião foi Coordenada pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau e pelos Coordenados do Concurso Charles Morais, Larissa Bender, Jociéli Nienov e Joselaine Dillenburg.

O Município de Não-Me-Toque se tornou pioneiro na realização de um concurso próprio de oratória em 2014, capacitando 332 alunos. A novidade para este ano é a ampliação do projeto para alunos do Ensino Médio, com a adesão de todas as escolas; o projeto estará capacitando alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, totalizando 837 alunos e se tornando assim o maior concurso próprio no estado do Rio Grande do Sul.

DSC06019

“Este ano não iremos contratar palestrante, as capacitações serão realizados pelo nosso Assessor de Comunicação Charles Morais, o que nos possibilitará otimizar recursos para investir na infraestrutura de nossas escolas. Ao aderirem ao projeto, todas as escolas estarão recebendo uma caixa de som com dois microfones, além de um pedestal, aparelhos importantíssimos para a execução do projeto. Por trabalhar com mais alunos estendemos a execução do projeto, começamos em março e vamos até 5 de novembro, demostrando assim a grandiosidade e a importância de se manter a qualidade do projeto”, comentou a Secretária de Educação, Griselda Blau.

DSC06017

Com a participação das professoras e equipes diretivas, ficou definido como tema deste ano “Por que Sonhar?”, o qual será um desafio para os jovens envolvidos. Muitos jovens não encontram sentido na vida, muitas vezes se isolando e entrando em depressão; ter um sonho na vida pode e faz toda a diferença nos jovens. A temática é um desafio para os alunos trabalharem a pesquisa e a escrita e também para formulação do discurso.

O lançamento do projeto acontecerá no dia 15 de abril as 8:30 no Salão de Festas Cristo Rei, para alunos do Ensino Fundamental; as 9:45 para alunos do Ensino Médio e as 20 horas nas dependências do IEEE São Francisco Solano para alunos do noturno.

Nos meses de maio, junho e julho as escolas estarão trabalhando as redações e pesquisa, e do dia 15 de junho a 15 de julho os alunos receberão capacitação em oratória; agosto e setembro será destinado a realização das Semi-Finais nas escolas; já em outubro haverá capacitações avançadas em Oratória para todos os alunos finalistas. No dia 04 de novembro as 19:30, no Centro de Eventos Balão Mágico, acontecerá a Final modalidade ensino Fundamental e no dia 05 de novembro as 19:30, no mesmo local, a modalidade Ensino Médio.DSC06015

“Sem sombra de dúvidas estaremos realizando a nível de Prefeitura o maior projeto de Oratória do Estado. Este ano estaremos expandindo as capacitações visando qualificar mais nossos alunos. E com toda a certeza a temática “Por que Sonhar?” irá fazer nossos jovens refletir sobre seus objetivos e sonhos na vida, possibilitando além da reflexão a saída da comodidade para a busca pelos seus objetivos. E também, o projeto continuará sendo uma fonte para descoberta de inúmeros talentos”, comentou Charles Morais, integrante da Coordenação do Concurso.