19 de março de 2015 as 14:15 / Educação, Sem categoria

Reta Final para Instalação do Conselho Municipal da Juventude

Dar espaço, voz e vez para o jovem é o propósito do COMJUVE (Conselho Municipal da Juventude), que está em fase de instalação. Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto na Administração Municipal, o COMJUVE tem como um dos objetivos retirar o jovem do objeto passivo e lhe tratar com um sujeito social, capaz de criar, construir e formular.

Instituído através da LEI nº4.429 de 26 de Junho de 2014, o conselho será uma ferramenta de suma importância para construir cada vez mais políticas públicas para a juventude.

Na tarde desta quarta-feira (18), reuniram-se no auditório da Prefeitura os jovens que formaram o novo conselho da Administração Municipal. O encontro também contou com a participação da Prefeita Teodora Lütkemeyer, da Vereadora, Paula Samuel Van Schaik e da Coordenadora dos Conselhos Municipais, Luciane Kissmann.

As entidades que indicaram membros foram: Partidos Políticos (PP, PMDB, PDT, PT e PTB); ACINT; ACREU; Igreja Luterana; Igreja Assembleia de Deus; Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Agricultura; Ordem dos Advogados do Brasil; Associação Holandesa; CTG Galpão Amigo; Grupo de Danças Kulturell Gruppe Tanzen Ist Leben; Grêmio Estudantil Geny; EMEF Amália Kerber; EMEF Carlos Gomes; EMEF Ernesto João Cardoso; EMEF Nossa Senhora de Lourdes; EMEF Santo Antônio e EMEF Valdomiro Graciano.

Neste encontro foi realizado uma apresentação da Lei e um debate dirigido pelo representante da pré-comissão Charles Morais, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer a finalidade do COMJUVE e tirar suas dúvidas. Foi decidido também que será realizado uma nova convocação, no objetivo de trazer os jovens que faltaram para ter quórum suficiente ser composta a diretoria.

O novo encontro será realizado no dia 01 de abril, às 8 horas na sala de reunião da Prefeitura. Uma pré-comissão composta por Charles Morais, Ana Cláudia Stumm, Juliana Wentz, Elisa Schuster e Paula Lazzari de Quadros se reunirá na próxima semana, para iniciar a elaboração do regimento interno que possibilitará que o conselho possa começar a trabalhar efetivamente.

“O Conselho está em fase de instalação e na próxima reunião será formada a diretoria. Estamos auxiliando aos membros, mas também delegando atribuições aos integrantes do COMJUVE, para que todos possam ter a autonomia e responsabilidade no andamento do conselho”, comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.