17 de março de 2015 as 08:40 / Educação, Sem categoria

CTG comemora 42 anos com posse oficial da patronagem

Fundado em 1973 por um grupo de não-me-toquenses dispostos a preservar as tradições e a cultura gaúcha em Não-me-Toque, o CTG Galpão Amigo tem sido uma das mais atuantes organizações culturais do município, mantida exclusivamente pelos recursos de eventos e com a anuidade dos cerca de 300 associados.

Em evento realizado na noite de sábado (14), os tradicionalistas comemoraram o 42ª aniversário da entidade e acompanharam a posse oficial da patronagem 2015, que tem Clézio Antônio Goettems na liderança. O vice-coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Jorge Celito Zuffo, representando a coordenadora Gilda Galeazzi, tomou o juramento dos integrantes da patronagem e dos departamentos. A prefeita Teodora Lütkemeyer e o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros, prestigiaram a comemoração ressaltando a contribuição do CTG para a cidadania e para a preservação da cultura gaúcha.

Beno Afonso Lütkemeyer, que entregou o cargo, junto com os agradecimentos aos associados pela participação, à comunidade pelo apoio e aos integrantes da sua patronagem por terem abraçado todos os desafios de 2014, colocou-se à disposição para continuar batalhando pelos recursos que viabilizarão a construção da nova sede.

– Temos um terreno pago, um valor que sinaliza o potencial de nossa comunidade e um projeto para viabilizar esta obra que vai beneficiar toda a comunidade. Está em nossas mãos deixar uma marca de nossa passagem, um legado para futuro – destacou Beno.

O patrão que já vem conduzindo os trabalhos desde o final do ano passado, agradeceu a oportunidade de mais uma vez estar à frente do CTG e espera contar com a dedicação de todos os membros da patronagem para as realizações programadas.

– O Galpão Amigo está entre os melhores do Estado em participação e realizações. Espero poder contar com a participação de todos para mantermos nossa entidade tradicionalista – declarou o patrão.

DSC_0333

O casal patrão de 2014 Beno e Teodora Lütkemeyer foi homenageado pelos Galponeiros

Patrão – Clézio Antônio Goettems

1º Capataz – Jorge Celito Zuffo

2º Capataz – Diogo André Tamanini

1º Sota Capataz – Helaine Maria Gnoatto Zart

2º Sota Capataz – Rosane Petry

1° Agregado das Pilchas – João Clóvis Fogliatto

2° Agregado das Pilchas – Ana Cristina Possa Ribeiro

Patrão Conselheiro – Terezinha da Rosa Keller

Agregado das Leis – Jairo Gilberto Grevenhagen
Conselho de Vaqueanos (Fiscal): Marco Antônio da Costa, Lauri Joel Erig Viau, Paulo Juarez de Oliveira, Lizelote Paulina Krüger Battistella, Vilson Zulpo, Arinei Francisco Coradin e Carlos Ribeiro de Quadros. Suplentes: Sérgio Steffler, Rui Roi Horst, Nair Batista da Silva e Rosinei Roehe.

Invernada Cultural

Coordenadora – Terezinha da Rosa Keller

Vice-Coordenadora – Rosinei Roehe

Invernada Artística

Coordenadores – Eliane e Luciano Franco

Coordenadora Invernada Adulta – Laureci Dalsochio

Vice-Coordenandora Invernada Adulta – Rosane Fátima Viau

Departamento dos Músicos

Posteiro – Renato Frezze; vice-Posteiro – João Salvador da Luz Martins. Demais integrantes: Eloi Goettems, Dorvalino Machado, Arnildo Antunes da Rosa e Darci Sanderson.

Invernada Campeira

Lucas Rafael Sprandel – 3º Guri

Igor Pagliarini – Piazito

Conquista e agradecimento

No ano de 2014, a entidade tradicionalista conquistou um lugar de destaque no cenário artístico e cultural. A Invernada de Danças Adulta, os Galponeiros, chegaram à fase final do Enart, uma conquista perseguida há muitos anos. E lá, alcançaram a 6ª colocação. Foi um feito para ficar guardado na história, resultado da dedicação desses bravos representantes da cultura gaúcha.

Para chegar a essa conquista, os Galponeiros reconhecem a participação e o apoio de familiares e de pessoas ligadas diretamente ao grupo. Para registrar o agradecimento a todos, homenagearam ao casal patrão de 2014, Beno e Teodora Lütkemeyer, entregando um quadro com a fotografia dos integrantes da Invernada Artística Adulta, protagonistas da conquista.

A noite comemorativa teve ainda apresentação da Invernada de Danças Pré-Mirim e depois fandango animado pelo grupo Os Guris.

TEXTO E FOTOS: JORNAL AFOLHA.