História de Não-Me-Toque marcada durante a Expodireto

Na bela manhã de terça-feira (10), a Administração Municipal promoveu um momento solene no seu stand no parque da Expodireto Cotrijal para o lançamento da revista que conta a história dos 60 anos de Não-Me-Toque e a oficialização do Hino do Município. Com a presença de toda a equipe da Administração Municipal, do vice-governador José Paulo Cairoli, ex-prefeitos, vereadores, do Presidente da Expodireto e da Cotrijal Nei César Mânica, o vice-presidente da Cotrijal Enio Schroeder, membros da ACINT, representantes de empresas, equipes diretivas da Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto (SMEC), além de colaboradores e visitantes da Expodireto Cotrijal.

Prefeita assinou a Lei que tornou o Hino Oficial

A presença de descendentes portugueses, afros, indígenas e de imigrantes alemães, italianos e holandeses faz com que Não-Me-Toque se diferencie e apresente características étnicas peculiares, que marcam esses 60 anos de emancipação com muito trabalho e progresso, tornando o Município cada vez mais destacado por seu desenvolvimento e aplicação de pesquisas relacionadas à tecnologia no campo. O município é hoje reconhecido como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, devido ao destaque nos setores agrícola e industrial e pelo empreendedorismo presente no seu povo.

Pensando em registrar essa história, ressaltando os fatos, acontecimentos e personalidades que se dedicaram a construir um Não-Me-Toque promissor, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento compilou em forma de revista os 60 anos do Município. A revista Não-Me-Toque 60 anos será uma forma das pessoas conhecerem a história promissora da cidade, além de ser uma fonte de estudos para que os alunos conheçam a história da Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

Daniel e Julia apresentaram o novo hino de Não-Me-Toque

Ainda no ano de 2014, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e instituído pela Administração Municipal através da Lei Nº 4.437, o concurso para a escolha do Hino Oficial de Não-Me-Toque. O concurso teve por objetivo incentivar a criatividade artística, oportunizar talentos musicais a apresentar à comunidade um Hino que pudesse representar e promover o Município.

Foram quatro composições participantes que passaram por uma Comissão Julgadora que realizou a pré-seleção dos hinos inscritos. Dois foram aprovados e encaminhados para a votação popular online, que aconteceu através do site da Prefeitura Municipal.

A comunidade de Não-Me-Toque pode ouvir e votar nas composições dos pseudônimos “Belas Canções” e “Cobra”.  A votação foi encerrada no dia 30 de janeiro de 2015, obtendo um total de 675 votos, sendo 329 votos para a composição cujo pseudônimo foi “Cobra” e 346 votos para a composição do pseudônimo “Belas Canções”, o qual venceu o concurso e no dia de hoje foi oficializado como Hino Oficial de Não-Me-Toque e apresentado ao público pelos seus compositores Julia Kuhn e Daniel Kuhn, em um momento que marcou a cerimônia e rendeu aplausos dos presentes pela representatividade da composição.

“Hoje é um momento marcante na história de Não-Me-Toque e a Expodireto sem dúvida é o palco ideal para este momento, pelo orgulho que temos desta feira que a cada ano se consolida e torna-se referência. Agradecemos a presença de todos aqui presentes, dos ex-prefeitos que auxiliaram no desenvolvimento do Município, todos os colaboradores que se empenharam para transformar toda história nesta revista que lançamos hoje junto com o hino oficial. É um momento grandioso para a história de Não-Me-Toque e que vai ficar marcado para as próximas gerações que futuramente também irão recontar essa história”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.