09 de março de 2015 as 11:59 / Administração e Planejamento, Sem categoria

16ª Expodireto Cotrijal começa com grandes expectativas

Na ensolarada manhã desta segunda-feira (9) teve início a 16ª Expodireto Cotrijal, feira internacional de agronegócios que reuniu em sua abertura autoridades como a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, Ministros, Deputados Estaduais e Federais além de autoridades de diversas regiões do Estado e do Brasil.

A cerimônia foi realizada no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal, a 16ª edição deste evento tem como tema “Negócios que inspiram o amanhã” e conta com a participação de aproximadamente 84 países e 530 expositores mostrando suas tecnologias e os lançamentos da área de equipamentos, sementes e insumos. Direcionada aos agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários, estudantes e outros segmentos ligados ao agronegócio, a Expodireto Cotrijal conta com expositores que oferecem produtos e serviços para quem trabalha com agricultura e pecuária, desde a pequena até a grande propriedade rural.

O Presidente da Expodireto e da Cotrijal Nei Cesar Mânica, relembrou os 15 anos de Expodireto e as mudanças que foram acontecendo em cada edição. Nei apresentou os destaques de cada ano que se passou, mostrando as transformações e as dificuldades enfrentadas nestes anos de feira. “Nestes 15 anos a Expodireto passou por altos e baixos na economia do país, mas sempre mantendo seu foco voltado para a agricultura de precisão, o que foi um diferencial para que a feira anualmente superasse suas metas”, destacou o Nei Mânica.

O Governador Sartori falou sobre a importância de aproximar o Estado da sociedade para que os desafios e problemas possam ser resolvidos de maneira que quem produz tenha suas necessidades atendidas e assim, Governo e sociedade construam um plano de desenvolvimento ainda melhor para a agricultura do Rio Grande do Sul.

“Todo o trabalho da Cotrijal começa na terra com uma semente e é isto que queremos fazer, plantar uma semente de mudança que tem que ser para dentro, para mudar a estrutura do Estado para que ele não seja pesado para a sociedade, mas que dê uma contribuição. Nos ajudem nesse plantio, vamos plantar juntos para amanhã podermos colher juntos, todos por todos”, disse o Sartori que também parabenizou Não-Me-Toque, a Cotrijal e a Expodireto desejando sucesso a todos.

A Prefeita Teodora falou sobre o orgulho de Não-Me-Toque por sediar a Expodireto Cotrijal e destacou que a feira é um momento ímpar, onde todo produtor deve participar. A Prefeita também comentou sobre os temas que aqui são levantados e que precisam da atenção dos governantes, partindo desde a infraestrutura viária – lembrando da precariedade das ERS-142 e 332, passando por temas como logística, legislação ambiental, mercado agrícola e principalmente as políticas públicas voltadas ao homem do campo e ao pequeno produtor.

“São cinco dias que valem um ano. Nossa cidade tem 17 mil habitantes, é uma cidade pequena, mas que é referência pela Expodireto e pela tecnologia produzida aqui. As empresas produzem o que há de mais moderno no mercado, tornando a Capital Nacional da Agricultura de Precisão um polo regional de ascensão, atraindo pessoas das mais diversas áreas pelo seu progresso e qualidade de vida”, destacou a Prefeita.