27 de fevereiro de 2015 as 09:43 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Prefeita Teodora participa da Assembleia Geral de Verão da Famurs

Discutir a relação dos municípios com o Estado e com o Governo Federal, esta é a proposta da Assembleia Geral de Verão, onde a Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada da Secretária Adjunta de Gabinete Katiusca de Oliveira está participando juntamente com outros Prefeitos do Rio Grande do Sul. Promovida pela Famurs entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em Capão da Canoa e com o tema “Novos tempos, novos desafios”, o tradicional encontro de prefeitos conta com a presença de mais de 400 pessoas.

Ministro das Cidades Gilberto Kassab

Na quarta-feira (25), na abertura da Assembleia, estiveram participando os deputados estaduais Ronaldo Santini Eduardo Loureiro, João Fischer, Juliano Roso, Ciro Simoni e Jorge Pozzobom. O presidente da Famurs Seger Menegaz, falou sobre a situação da crise financeira dos municípios gaúchos, ganhando apoio unânime das autoridades presentes quanto à necessidade de revisão do atual pacto federativo. Segundo Menegaz, os municípios vivem a pior crise da história. “Nunca precisamos tanto da CNM”, resumiu o presidente da Federação ao alertar sobre a importância da Confederação Nacional de Municípios na luta municipalista. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e o subprocurador de justiça do Ministério Público, Ivory Coelho Neto também fizeram críticas e apoiaram a revisão do Pacto Federativo, comentando sobre os problemas que a falta de repasse gera aos municípios.

Na quinta-feira (26), Pepe Vergas, Ministro das Relações Institucionais, Eliseu Padilha Ministro da Aviação Civil e Gilberto Kassab, Ministro das Cidades, participaram da Assembleia e expuseram sobre a relação do Governo com os municípios. A Prefeita Teodora questionou o Ministro Kassab sobre o que justifica a não continuidade do PAC Pro Transporte e se é uma decisão definitiva do Governo, tendo em vista que os projetos de Não-Me-Toque foram vetados, entre eles a Pavimentação da Rua Pastor Theophil Dietsch. Kassab afirmou que o programa terá continuidade, sendo que assim que o orçamento 2015 for aprovado serão estabelecidos os critérios para continuidade do programa.

A Prefeita Teodora ressalta a importância de questionar a continuidade do PAC Pro Transporte, pois obras importantes foram planejadas dentro do programa e agora estão paradas. “Conforme o Ministro Kassab informou o programa terá continuidade, o que nos deixa um pouco mais confiantes com relação a possibilidade de Pavimentação da Rua Pastor Theophill Dietcsh. É uma obra que gostaríamos que já estivesse em andamento, porém agora aguardamos a definição do orçamento 2015 e os critérios a serem estipulados”, salientou Teodora.