10 de fevereiro de 2015 as 10:12 / Gabinete, Sem categoria

Secretário de Transporte recebe abaixo assinado exigindo melhorias na ERS 142

Nesta segunda-feira  (09), o Secretário Estadual de Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen, recebeu em seu Gabinete uma comitiva de Não-Me-Toque e Carazinho para tratar sobre melhorias na ERS 142, rodovia que liga os dois municípios.

Representando o Município de Não-Me-Toque estiveram presentes um grupo liderado pela Prefeita Teodora Lütkemeyer, acompanhada do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ibanez Victor de Quadros; dos Secretários Municipais, Margarete Lauxen, Ivan Cesar Machry e Clereci Schnkel; Presidente do Sindicato Rural, Willibrodus Van Lieshout e do idealizador do abaixo assinado e Assessor de Comunicação da Prefeitura Charles Morais.  O Município de Carazinho foi representado pelo Prefeito Renato Süss, pelo Presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura e pelo Vereador Alaor Tomar.

A audiência teve como principal pauta expor ao novo Secretário a preocupação de ambos os Municípios sobre melhorias necessárias na ERS 142. A rodovia foi construída de 1954 a 1957, sendo uma das mais antigas do Estado e nela trafegam inúmeros veículos por dia. A região, que possui grande desenvolvimento nos setores agrícola e industrial, utiliza o trecho para o escoamento de toda a produção, além do grande fluxo de funcionários que se deslocam para as empresas de Não-Me-Toque e dos estudantes que enfrentam as más condições de trafegabilidade para irem para as escolas e universidades de Carazinho.

DSC_0099

A Prefeita Teodora relatou ao Secretário sobre a revolta das comunidades da região sobre a precariedade da via, sendo que em outubro de 2014 um grave acidente que levou um não-me-toquense a óbito, fez a população se organizar através de um abaixo assinado e em 20 de novembro de 2014, juntamente com os Poderes Executivo e Legislativo, realizaram um manifesto fechando a rodovia, com o intuito de solicitar a atenção do Governo Estadual.

O Secretário relatou que como Deputado já tem conhecimento das necessidades de melhorias na ERS 142 e nas laterais na saída de Carazinho. “Esta demanda não é novidade para mim, mas sabemos da crise financeira que o Estado está passando atualmente. Porém, com a aproximação de uma safra extraordinária e a grande demanda, teremos que priorizar algumas ações nesta rodovia. Com toda a certeza a ERS 142 vai receber uma atenção da nossa secretaria e é uma de nossas prioridades devido ao compromisso que temos na região”.

Ao final da audiência o Secretário recebeu pedidos de melhorias do Município de Carazinho e da Câmara de Vereadores, bem como uma cópia do abaixo assinado exigindo melhorias na ERS, contendo 8.807 assinaturas. A versão original do abaixo assinado está com a Prefeita Teodora a qual estuda junto com o Secretário a possibilidade de entregar ao Governador Jose Ivo Sartori durante a Expodireto Cotrijal.

Fotos: Helaine Zart ( Jornal Afolha)