05 de fevereiro de 2015 as 09:13 / Educação, Sem categoria

Encontro trata de boas práticas nas cozinhas das escolas de Não-Me-Toque

03 02

Nesta terça-feira (03), no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, aconteceu o XIV Encontro de Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais promovido pela SMECD- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento contou com a presença de mais de 30 auxiliares e foi prestigiado pela Prefeita Teodora Lütkemeyer, pela Secretária da SMECD, Griselda Blau e pela Secretária de Habitação, Nara Adams.

Para garantir e melhorar a qualidade do aprendizado, as crianças e jovens precisam estar bem alimentados. Neste sentido, a merenda escolar se torna parte do processo educacional, pois além de alimentar os alunos tem papel fundamental na promoção da Educação Alimentar.

É nas escolas que se formam as bases do comportamento alimentar. Desta maneira, as merendeiras – ou manipuladoras de alimentos, como são tecnicamente chamadas – tem uma importância reconhecida, assim como as auxiliares de serviços gerais.  Além da responsabilidade de oferecer refeições de qualidade, essas profissionais orientam os alunos na formação de bons hábitos alimentares, se tornando excelentes educadoras alimentar, junto com os professores. Também possuem criatividade e participação na manipulação dos alimentos, com isto, valorizando o alimento que está sendo servido através de um correto destocamento, preparo, higiene e distribuição dos mesmos.

Com a duração de 8 horas, o encontro teve como objetivo orientar as profissionais sobre as boas práticas nas cozinhas das escolas, além de outras diversas orientações. Durante a manhã aconteceu a palestra sobre Educação Alimentar ministrada pela instrutora Lilia Motta, da Nutritécnica Clinica e Consultoria, e à tarde, as nutricionistas Janice Marques e Franciele Andres da SMECD repassam um treinamento sobre qualidade na merenda escolar.

“As merendeiras e auxiliares são parte fundamental da Rede Municipal de Educação, pois também participam do processo educacional de nossos alunos. Qualificar ainda mais seus hábitos faz parte do nosso compromisso com a qualidade da educação. Parabenizamos as auxiliares e merendeiras que trabalham conosco e fazem parte desta Administração”, comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.