27 de janeiro de 2015 as 09:54 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Videomonitoramento em pleno funcionamento

A questão da segurança pública é uma das principais demandas do Município de Não-Me-Toque devido ao seu alto desenvolvimento e forte setor industrial e comercial. Devido à sua importância, acredita-se que, após os temas saúde e educação, os investimentos nesta área devem ser bem aplicados. Pensando nisso, em Março de 2011, a Administração de Não-Me-Toque inaugurou seu sistema de videomonitoramento 24 horas, instalado em pontos estratégicos, definidos através de estudos técnicos.

Nos últimos dias, o técnico da empresa Modelo Infraestruturas & CFTV esteve no Município realizando a manutenção de todas as câmeras de videomonitoramento para que estas estejam funcionando perfeitamente, proporcionando a Brigada Militar a possibilidade de acompanhar em tempo real o que acontece no Município, auxiliando na segurança pública e zelo pelo Município.

Técnicos fizeram reparos em todas as cameras

Conforme o Tenente da Brigada Militar João Roberto Cardoso, o vídeomonitoramento vem contribuir na investigação policial de pequenos furtos, desvendando seus autores e mostrando a situação em que foram praticados. “O sistema é avançado e mesmo com uma queda de energia, as câmeras continuam monitorando até que a eletricidade seja restabelecida, para isto conta com oito baterias reservas, armazenadas junto ao servidor principal”. Caso haja a necessidade de uso das imagens, somente o poder judiciário poderá autorizar a divulgação das gravações.

O Tenente Cardoso, ainda comentou que existe um projeto global elaborado em conjunto pela Administração Municipal, órgãos de segurança pública, ACINT para a instalação de 16 câmeras, monitorando em tempo real todo o Município. Atualmente o sistema conta com oito câmeras que monitoram a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, uma realidade dos grandes centros urbanos.

Visando ampliar o sistema de videomonitoramento em Municípios que já o possuem e instalar o sistema em outros, o COMAJA apresentou um Plano de Trabalho para instalação de 10 câmeras. Apesar do interesse do Município em aumentar o número de câmeras de videomonitoramento, optou-se por não fazer a adesão ao consórcio devido ao alto valor do projeto e a preocupação com a compatibilidade dos novos equipamentos com a central já existente e que possui capacidade para aumentar mais oito câmeras.

Segundo a Prefeita Teodora Lütkemeyer, estudos na área da segurança pública continuarão sendo feitos e novas possibilidades serão estudadas para que o projeto de videomonitoramento possa ser concluído com a instalação das câmeras restantes. “Temos uma grande preocupação com a segurança pública do nosso Município, pois, apresentamoss um forte desenvolvimento, o que consequentemente atrai muitas pessoas da região e que assim como os nãometoquenses, precisam estar seguras aqui. Vamos continuar buscando soluções para a segurança pública que sejam viáveis e compatíveis com nossa realidade”, destacou a Prefeita Teodora.