13 de janeiro de 2015 as 07:58 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Nomeada comissão para apresentação do Projeto de Implantação de Coleta Seletiva

Na segunda-feira (12), estiveram reunidos na sala de reuniões da Prefeitura de Não-Me-Toque a comissão para apresentar projeto de implantação de coleta seletiva, que será composta pela Secretária de Administração Noeli Verônica Machry Santos, o Secretário de Obras João Carlos Loeff e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry , representado o Poder Legislativo os Vereadores Carlos Alberto Bacher e Valdir Alberi Kirst, os membros da equipe do Meio Ambiente Elisa Valduga e Roberto Reichert Barboza e o representante da ACINT Gilmar Airton Wagner.

A reunião foi marcada para tratar sobre a apresentação de projetos de implantação de coleta seletiva e sugestões para formulação do Processo Licitatório destinado à contratação de serviços de coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos domiciliares do Município de Não-Me-Toque. No ano de 2014, o Município teve um Déficit de R$ 260.000,00 na coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, sendo que o contrato com a Empresa que presta esse serviço para o Município terminará em 24 de maio de 2015.

Na oportunidade foram apresentadas três sugestões para ser feita a coleta: a primeira sugestão foi de realizar a coleta seletiva com dias específicos para cada lixo, sendo o lixo orgânico recolhido nas segundas, quartas, e sextas – feiras e o lixo inorgânico nas terças e quintas – feiras; a segunda sugestão foi também a coleta seletiva com dias especificados, mas com caminhões adequados para cada tipo de lixo, como um caminhão compressor, reduzindo assim o volume do lixo; e a terceira sugestão foi de o Município ter uma área para que seja feita o transbordo do lixo. Atualmente o que mais acarreta no custo do lixo é o transporte do mesmo até a empresa para dar-se o descarte correto. Essas três sugestões serão estudadas e serão levantadas mais informações para reduzir o custo do serviço de coleta dos resíduos sólidos domiciliares.

Para a próxima reunião um representante da atual empresa que presta esse serviço para o Município será convidado para esclarecer maiores dúvidas sobre a coleta.