13 de janeiro de 2015 as 15:38 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Alto custo do projeto de videomonitoramento faz Município não aderir ao COMAJA

Na quarta-feira (7) a Prefeita Teodora Lütkemeyer recebeu em seu Gabinete os Vereadores Gilson dos Santos, Valdir Kirst, Pedro Paulo Falcão da Rosa, e Paula Samuel van Schaik, o Delegado de Polícia Senhor Arlindo Círio da Cunha, o Comandante da Brigada Militar Tenente João Roberto Cardoso, o Vice-Presidente da ACINT Jeovani José Pagliarini, o Secretário de Finanças Naor Kümpel e a Secretária Adjunta de Gabinete Katiusca de Oliveira para tratar sobre a permanência da adesão ao Projeto de Videomonitoramento do COMAJA

Atualmente o Município conta com oito câmeras que monitoram a cidade 24 horas por dia. As câmeras estão instaladas junto a Av. Alto Jacui/Av. Stara; Av. Alto Jacui/Rua Alberto Fleck; Av. Alto Jacui/Rua Dr. Liberato Salzano; Av. Alto Jacui/Av. Dr Waldomiro Graeff; Rua Dr. Liberato Salzano; Av. Dr. Waldomiro Graeff/Rua Senador Salgado Filho; Trevo saída para Carazinho e Rua Alferes Rodrigo/Rua Senador Salgado Filho.

Na reunião, foram expostas aos presentes as cláusulas do Plano de Trabalho do convênio do COMAJA, que obriga o Município a instalar duas Câmeras de Videomonitoramento no primeiro ano do convênio e mais duas a cada ano num total de 10 câmeras. A preocupação segundo a Prefeita Teodora é em relação a tecnologia destas câmeras, que podem não ser compatíveis com os equipamentos da Central de Videomonitoramento já existente, instalada em 2011.

DSC00058Em julho de 2014 o COMAJA apresentou uma minuta de contrato de rateio para a implantação do sistema de videomonitoramento que previa a instalação de uma nova central para o sistema e duas câmeras com um custo de R$ 214.225,22 sendo R$ 117.776,20, custeado pelo Estado do Rio Grande do Sul com uma contrapartida de R$ 96.479,22 por parte do Município.

Como Não-Me-Toque já dispõe de uma central com capacidade para 16 pontos e devido ao alto valor da primeira proposta de adesão ao consórcio, um novo projeto foi desenvolvido pelo Município dentro das normas do COMAJA, contendo apenas a instalação da fibra e de duas câmeras, este projeto ficou com um valor de R$ 110.100,00, sendo R$ 49.578,03 financiado pelo Estado e R$ 60.521,97 custeado pelo Município.

Apesar da redução de custo na proposta apresentada pela Administração, ainda levando em consideração que o novo equipamento pode não ser compatível com a atual central, o elevado custo as dificuldades de manutenção das atuais oito câmeras, e a obrigatoriedade da instalação de 10 equipamentos em cinco anos com recursos próprios e a falta de efetivo por parte da Brigada Militar para monitorar o sistema, todos os presentes manifestaram-se favoráveis a desistência do Município ao Projeto de Videomonitoramento do COMAJA devido ao custo x benefício que se torna inviável.

Conforme a Prefeita Teodora, a decisão de desistir do consórcio será comunicada ao COMAJA através de ofício. “Estivemos reunidos com representantes do Poder Legislativo e órgãos do Município para tomar uma decisão em conjunto em relação a adesão ou não ao consórcio, e por unanimidade Não-Me-Toque ira desistir do projeto do COMAJA.”  A Prefeita ainda salienta que os investimentos em segurança pública continuarão sendo feitos, e que a Administração juntamente com órgãos competentes do Município continuará estudando maneiras de melhorar