10 de dezembro de 2014 as 11:02 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Agroindústrias locais superaram expectativas na 8º Expo Não-Me-Toque

A 8ª edição da Expo Não-Me-Toque, que aconteceu de 4 a 8 de dezembro contou com a presença de aproximadamente 13 mil pessoas, com 69 expositores e agroindústrias locais.

Não-Me-Toque é pioneira na região desde 2005, a iniciar a implantação de pequenas agroindústrias familiares a fim de garantir as condições de viabilidade socioeconômica para as famílias do interior por meio do incremento da renda, aproveitamento da matéria-prima, abertura de novos pontos de comercialização e valorização da mão de obra familiar, diminuindo o êxodo rural e fixando a família no campo.

A iniciativa da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente proporcionou este ano as agroindustriais locais um espaço para comercializar seus produtos na Expo Não-Me-Toque, através de um apoio financeiro custeado pelo SEBRAE.

Para Renan Killp, proprietário dos Morangos Tsiga, acostumado a participar de diversas feiras da região, destacou que a 8ª Expo Não-Me-Toque foi a melhor feira que participou nos últimos anos. “A feira foi extremamente importante e superou todas as expectativas. Tivemos uma ótima venda não me lembro de ter participado de uma feira com bons resultados como esta”.

Participaram da feira duas agroindústrias de embutidos – Bini e a Cooperativa Delícias da Colônia, duas de bebidas – Cachaçaria StrohHut e Tsiga (venda de sucos e morangos) e uma de pescados – Maurer e Schwantes.  Também como estímulo para a produção local, os produtos comercializados na praça de alimentação foram todos adquiridos da produção agroindustrial do município.

“As agroindústrias estão de parabéns pela participação, foram inúmeros os elogios recebidos. Acreditamos no potencial desses produtores e estamos trabalhando gradativamente para que todas possam expandir seu mercado de comercialização, além de aumentar suas vendas”, comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.