09 de dezembro de 2014 as 10:46 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Poderes Executivo e Legislativo se preocupam com possível formação de Cartel

Segundo informações publicadas na mídia estadual desta semana, empresas familiares que participavam de licitações de prefeituras de municípios gaúchos estão sendo investigadas em uma ação do Ministério Público do Estado (MPE). De acordo com as investigações do MPE, o grupo de empresas concorria em licitações municipais na área da construção civil e mesmo que, apenas uma delas fosse vencedora da concorrência, as demais também participavam das obras. A fraude ocorria pelo menos desde 2011. Os empresários, vários vinculados à mesma família, participavam em conjunto das licitações e combinavam previamente os preços das propostas com o objetivo de direcionar os resultados dos certames a seu favor, eliminando a concorrência.

A Prefeita Municipal Teodora Lütkemeyer e o Presidente da Câmara de Vereadores, tendo conhecimento que algumas empresas ligadas ao grupo Bona Fé, que está sendo investigado, já participou de licitações no Município, solicitaram a Unidade de Controle Interno e ao Setor de Compras que realize um levantamento de todos os processos licitatórios realizados nos últimos dois anos relacionados a construção civil.

A intenção dos Poderes Executivo e Legislativo é depois de concluído o levantamento por parte da Administração Municipal, encaminhar o mesmo ao Ministério Público a fim de colaborar nas investigações.

“Sabemos que vários Municípios estão sendo investigados. Como primamos pela honestidade e transparência nos serviços públicos, acreditamos que este levantamento irá colaborar com o Ministério Público na investigação”, destacou Teodora Lütkemeyer.