A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
09 de dezembro de 2014 as 10:35 / Saúde, Sem categoria

Nova vacina para gestantes contra coqueluche

 

                A nova vacina para gestantes tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. Esta vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

                A vacina tipo adulto-dTpa será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. É importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível a partir do período anteriormente descrito, também será disponibilizada para os profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal).

                Nos últimos três anos tem-se observado no Brasil e no mundo um aumento de casos de coqueluche que pode ocorrer em indivíduos de qualquer faixa etária, sendo que os lactentes menores de seis meses constituem o grupo mais propenso a apresentar formas graves da doença, muitas vezes levando ao óbito.Estima-se que anualmente ocorram 50 milhões de casos de coqueluche no mundo, com aproximadamente 300 mil mortes, sendo a maioria delas em países em desenvolvimento, ocorrendo em grande parte em lactentes não vacinados ou com esquema incompleto de vacinação.

                Em 2014, considerando a situação epidemiológica da coqueluche e a necessidade de proteger contra a doença, a vacina dTpa contra a difteria, tétano e pertussis acelular será incorporada ao Calendário de Nacional de Vacinação para a gestante e os profissionais de saúde (médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem) que atendam recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais, reforçando as estratégias de controle já vigentes.

                A vacina já encontra-se disponível na Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque. As gestantes com 27 semanas ou mais já podem se dirigir a sala de vacinação, junto ao Posto Central para realizar a vacinação. Mais informações pelo fone 3332-4122


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir