27 de novembro de 2014 as 08:18 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Programa de Aquisição de Alimentos

Na tarde da última segunda-feira (24) estiveram reunidos na sala de reuniões da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, a Secretária de Assistência Social Clereci Schenkel, a Presidente do Conselho do PAA Saionara Pagliarini, a Técnica Agropecuária Cristina Napp, e o oficial administrativo Martin Fruhauf. Na oportunidade foram tratadas várias questões que envolvem a execução do Programa no município, o qual, no entanto, está inoperante.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo garantir o fornecimento de alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Ao mesmo tempo, visa contribuir para a formação de estoques para entidades assistenciais do município e permitir aos agricultores familiares que comercializem seus produtos, além de promover a inclusão social no campo.

Conforme o Secretário Ivan Machry, neste ano foram divulgados e iniciados os trâmites para o cadastramento da proposta no sistema, porém o número mínimo de 15 agricultores-fornecedores não foi atingido para a operacionalização do PAA. “Estaremos retomando os trabalhos de divulgação do Programa e oportunizando-o, novamente, àqueles agricultores que queiram participar do PAA, visto que o Ministério de Desenvolvimento Social sinalizou a prorrogação do uso do recurso de 2014 para 2015”, salientou o Secretário.

Os próximos passos para definir se haverá operacionalização do PAA no Município este ano, é realizar a tomada de preço de diversos produtos, entre eles, hortifrutigranjeiros, e convocar para uma reunião com todos os agricultores que demonstraram interesse nos primeiros contatos e divulgar para os demais que estejam interessados em participar. A perspectiva da Secretaria de Agricultura é de que, se houver procura por parte dos agricultores e os preços forem atrativos, a proposta seja encaminhada até a segunda quinzena de dezembro e as compras institucionais iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2015.

Todos os agricultores que queiram participar do PAA devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e se informarem a respeito. Os alimentos que serão adquiridos são, basicamente, hortaliças, tubérculos, raízes, grãos. Ficará de fora, qualquer alimento processado, como derivados de carnes e panificação.