26 de novembro de 2014 as 11:09 / Educação, Sem categoria

1º Seminário Municipal de Boas Práticas em Educação Fiscal

Na manhã de terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (SMECD) promoveu no CTG Galpão Amigo o 1º Seminário Municipal de Boas Práticas em Educação Fiscal. O evento contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, do Presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos, da Secretária de Educação Griselda Blau, do Secretário de Finanças Naor Kümpel, demais Secretários, membros da SMECD, representantes de municípios da região, do comércio e empresas do Município, professores e alunos.

O Seminário foi promovido com o objetivo de institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. A proposta de trabalho se deu com a finalidade de instigar os alunos à reflexão sobre a importância da participação nas ações da administração pública, visando tornar mais eficientes os serviços públicos, bem como para promover a conscientização da sociedade de seus deveres como cidadãos e de seus direitos como indivíduos.

Na ocasião, os alunos expuseram os trabalhos que realizaram durante o Projeto de Educação Fiscal e também fizeram apresentações culturais para mostrar os resultados obtidos através de discursos e teatros. Após as apresentações, os presentes assistiram a palestra de Adriano Kozoroski Reis, técnico Tributário da Receita Estadual, que abordou os seguintes temas:  Programa Nacional de Educação Fiscal; Disseminadores da Educação Fiscal e Formação de Tutores e Metodologia de Projetos para a Educação Fiscal.

Conforme a Secretária Griselda Blau, o Projeto de Educação Fiscal se desenvolveu nas Escolas da Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo de 2014 e várias foram as ações incentivadas, tendo como objetivo atingir a comunidade na qual as escolas estão inseridas, buscando uma mudança de atitude. “Com os trabalhos realizados nas Escolas, os educandos tiveram oportunidades diversas de desenvolver a consciência crítica em relação à aplicação do dinheiro arrecadado pelo governo, desestimulando atitudes de sonegação de impostos e corrupção”, ressaltou.

No evento também foi escolhido o mascote da educação fiscal, que foi elaborado pelos alunos. O Mascote vencedor foi Zé Cofrinho feito pelos alunos do 5º ano da EMEF Ernesto João Cardoso: Luana Cristina Gotz, Gabriela Cristina Ortiz Jung, Kauana Ritter, Emanuelle Amanda da Rosa Schneider, Brenda Rafaela Cabral da Silva e Victor Schuster Carneiro da Silva.

A Prefeita Teodora ressaltou a importância do projeto para conscientizar desde cedo o cidadão da importância da nota fiscal e de como exigir a nota pode ajudar o Município a se desenvolver. A Prefeita também parabenizou a todos os alunos pelos trabalhos confeccionados e os resultados obtidos. “Todos estão de parabéns pela participação no Programa de Educação Fiscal, que sem dúvida vai trazer ótimos resultados, conscientizando e tirando dúvidas das nossas crianças”, destacou.