13 de novembro de 2014 as 16:20 / Saúde, Sem categoria

22 de Novembro será o dia “D” de Combate à Dengue

A equipe municipal de combate às endemias, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando para o dia 22 de novembro sábado, uma mobilização na praça central Dr. Otto Schmiedt visando a conscientização da população sobre o combate à dengue.

O evento buscará orientar a população em geral quanto ao problema da formação de criadouros do mosquito vetor transmissor da dengue, visto que em Não-Me-Toque 202 focos positivos já foram encontrados até o momento. Com a chegada do verão a tendência é aumentar o número de focos e não se pode descartar a possibilidade de surgir um caso da doença já que Não-Me-Toque recebe muitas pessoas que circulam em áreas endêmicas podendo trazer a doença, e esencadear uma epidemia no Município.

Será realizado neste dia também um pedágio de conscientização, distribuindo adesivo para os carros e material informativo. Será montado uma tenda para expor tubitos com as larvas e o mosquito Aedes Aegypti para melhor entendimento sobre o ciclo do mosquito. Também será exposto painéis com os sintomas da doença, fotos, um mapa com a localização dos focos do mosquito no Município.

“É necessário que a população colabore evitando o aumento do número de focos o que pode gerar uma epidemia no Município. Para isto é preciso realizar algumas atitudes como jogar o lixo no lixo, manter o pátio limpo, recolher a água da chuva adequadamente, manter a caixa d’agua bem tampada e limpa. Não podemos esquecer que a dengue é um problema de todos, precisamos da colaboração da população para sua resolução”, comentou a enfermeira responsável pela equipe de Vigilância Epidemiológica de Não-Me-Toque, Liliane Erpen.