22 de outubro de 2014 as 13:44 / Saúde, Sem categoria

Hospitais assinam convênio com o Estado

Na sexta-feira(17), os representantes das entidades hospitalares de Não-Me-Toque estiveram no auditório da Prefeitura para a assinatura dos novos contratos relativos aos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o Estado do Rio Grande do Sul.

O hospital Alto Jacuí e o Hospital Notre Dame Julia Billiart terão aumento nos valores contratados, devido a recontratualização de incentivos de metas e novos quantitativos de procedimentos realizados.

Para o Município de Não-Me-Toque o dado mais significativo é a contratualização pelo Hospital Notre Dame Julia Billiart, que possibilitará à entidade atender o Programa “Porta de Urgência e Emergência 24 horas”. O Hospital irá receber R$ 84.000,00 mensais com o compromisso de manter médico e equipe para casos de urgência e emergência 24 horas por dia. O valor do incentivo é baseado na cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família, no qual o Município possui mais de 70% de cobertura em seu território, contando com quatro equipes completas.

Segundo o Secretário de Saúde, Marco Costa, o incentivo permitirá ao Município renegociar os valores do plantão médico. A urgência e a emergência hospitalar é uma obrigação que cabe ao Estado e não ao Município, que acabou assumindo este papel para não deixar a comunidade desamparada.

O ato contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretário de Saúde Marco Costa, Secretários Municipais, Conselheiros de Saúde, Coordenador Regional de Saúde Sr. Lauri de Carli e do Coordenador do Departamento de Contratos da Secretaria Estadual de Saúde Joao Arsego representando a Secretaria Estadual de Saúde.