14 de outubro de 2014 as 16:05 / Educação, Sem categoria

Secretaria de Educação promove Encontro das Famílias

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou o encontro de famílias no Centro de Eventos Balão Mágico. O evento contou com a presença da Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos, da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Maria Scholze Blau, professoras, familiares e comunidade em geral.

A família e a escola formam uma equipe, é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, e conduza as crianças e jovens a um futuro melhor. É no intuito de aproximar a Família da Escola e entre eles ampliar e firmar parcerias que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto idealizou o projeto “Nesta Escola, a Família Também Estuda”, sendo que o encontro de famílias é mais uma atividade do projeto.

O encontro foi uma oportunidade para conversar sobre a relação entre família e escola. Os presentes foram contemplados com a palestra “Afeto, Autoestima e limites, a sintonia entre pais e educadores”, ministrada por Max Haetinger, Mestre em Educação.

Após a palestra foi explanado aos presentes sobre o projeto “Escolas de Pais” pela Delegada Regional da Escola de Pais do Brasil, Valeska Walber. A Escola de Pais propõe um trabalho de co-responsabilidade entre Família/Escola, numa proposta transdisciplinar, aberta a trocas, diálogo, maturidade profissional, com formação humanística, conduzindo a ação educativa tanto familiar quanto escolar para a construção de um cidadão feliz e socialmente adaptado. A Secretaria de Educação está estudando a possibilidade de implantar o projeto Escola de Pais para o ano de 2015.

“A Educação é uma construção conjunta entre educador, educando, pais e escola, é um processo que todos tem responsabilidades. Enquanto Administração Municipal estamos oportunizando espaços que provoquem reflexões sobre a educação num todo, para que juntos possamos cada vez mais avançar nesta área importante na vida de todos nós”, comentou a Prefeita Teodora.