A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de outubro de 2014 as 14:38 / Saúde, Sem categoria

Início do curso “Caminhos do Cuidado”

Nesta quinta-feira (09), teve início no auditório da Prefeitura o curso “Caminhos do Cuidado”, que visa uma formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas onde estão participando as Agentes Comunitários de Saúde, Técnicas em Enfermagem, além das equipes técnicas da Estratégia de Saúde da Família.

 

A formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas oferecida pelo projeto Caminhos do Cuidado possibilita ao participante trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e também aos seus familiares. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

Essa formação inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado.

O curso também é inovador ao discutir e construir um novo papel para os Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos em Enfermagem voltado para o cuidado em saúde mental, trabalhando conforme a especificidade de cada território. Além disto, qualifica o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas.

Por fim, a formação proposta pelo projeto amplia a caixa de ferramentas dos atores da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental e sua atuação na rede de atenção, e ainda, na construção de territórios de paz.

A formação terá carga horária total de 60 horas, sendo que 40 horas serão presenciais e 20 horas compostas por atividades de dispersão dos alunos em seus campos de atuação.  Com o total de cinco encontros, os próximos irão acontecer no Posto de Apoio Central todas as quintas feiras até o dia 30 de outubro.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir