29 de setembro de 2014 as 16:41 / Educação, Sem categoria

Chá comemora os 24 anos da Casa da Cultura e relembra Histórias

No ano em que Não-Me-Toque comemora 60 anos de Emancipação Política Administrativa, a Casa da Casa da Cultura Dr. Otto Stahl completa 24 anos de existência. Fundada em 22 de setembro de 1990, a Casa da Cultura pertence a 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS. Um rico patrimônio histórico de Não-Me-Toque, a Casa é um espaço cultural onde acontecem aulas de canto, gaita e violão, além de ser o museu de Não-Me-Toque, repleto de relíquias e antiguidades que marcaram a história de Não-Me-Toque nestes 60 anos.

O nome Dr. Otto Stahl se deve ao médico fundador dos dois hospitais existentes até então em Não-Me-Toque: Hospital Beneficência Alto Jacuí e Hospital de Caridade. Otto Stahl também foi Vereador nos anos de 1955 a 1957.  Em 27 de Dezembro de 2006 com o Decreto n° 293 assinado pelo prefeito Armando Roos determinou-se o tombamento da Casa da Cultura como patrimônio histórico e cultural de Não-Me-Toque.

Na tarde da sexta-feira (26), aconteceu um Chá em comemoração aos 24 anos da Casa da Cultura, que contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer; Dirigente de Cultura, Marisa Becker; Ex- Prefeito Armando Carlos Roos; Secretários Municipais; Sérgio Dornelles, Tabelião de Não-MeToque; ex Secretária de Educação, Lori Marlene Schimtt; esposa do Ex-Vereador Adelário Hartmann, Ilga Hartmann; professora de língua portuguesa, Cleudes Schenatto;  pessoas que já trabalharam na Casa da Cultura e membros da Comunidade.

Durante a tarde cada convidado contou um pouco da sua história e fatos que marcaram suas vidas em Não-Me-Toque. Lori Marlene Schimtt, falou sobre o tombamento da Casa da Cultura na época em que era Secretária, e como foi importante este acontecimento.

A senhora Ilga Hartmann esposa do Ex-Vereador Adelário Hartmann, contou como era a vida de seu falecido esposo na época de Vereador na emancipação do Município, onde o trabalho de Vereador era voluntário e sem remuneração.

O Ex- Prefeito Armando Carlos Roos falou sobre a fundação da Casa da Cultura e acontecimentos importantes no crescimento de Não-Me-Toque.

A professora Cleudes Schenatto, relatou como era lecionar nos anos de 1983, e a diferença que é ser professora nos dias de hoje. Demais convidados confraternizam e também relembram períodos históricos importantes de Não-Me-Toque. O encontro também contou com a apresentação do Coral Municipal Infanto Juvenil.

“Foi uma tarde muito agradável que nos permitiu relembrar importantes acontecimentos nestes 60 anos. Não-Me-Toque em toda sua diversidade cultural tem fatos importantíssimos que merecem ser relembrados, destacando também as pessoas que se dedicaram na vida pública ajudando o Município crescer e se desenvolver”, destacou a Prefeita Teodora.