22 de setembro de 2014 as 17:12 / Educação, Sem categoria

Desfile Farroupilha reúne mais de 2.000 pessoas

Mais de 2.000 pessoas prestigiaram o Desfile Farroupilha que aconteceu neste domingo (21). Os nãometoquenses aproveitaram o tempo bom para prestigiar o desfile. Destacam-se anualmente o número de famílias presente no desfile, a maioria trajada tipicamente horando a tradição Gaúcha.

O desfile ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, CTG Galpão Amigo e Brigada Militar. O desfile destacou o orgulho do Município em comemorar a epopéia farrapa que iniciou em 20 de setembro de 1835 com a tomada de Porto Alegre. O desfile contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos; Patrão CTG Galpão Amigo, Beno Afonso Lütkemeyer, Presidente da 7º Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, Tenente João Roberto Cardoso, Comandante da Brigada Militar, Secretários Municipais, Vereadores, Diretoras de Escolas e demais autoridades.

Os homenageados dos Festejos Farroupilhas deste ano são: em âmbito Nacional a Amazônia, Patrimônio do povo brasileiro; em âmbito Estadual fez menção honrosa ao tradicionalista Benjamim Feltrin Netto, militar do Exército Brasileiro. Em âmbito Municipal o homenageado foi  o tradicionalista Osvaldo Ribeiro de Quadros (Seu Sinhô), que viveu e transmitiu a cultura gaúcha, honrou a história e muito bem representou nossa entidade tradicionalista. Viveu até os 92 anos de idade e foi o último tropeiro de Não-Me-Toque.

O tema norteador “Sou do Sul” proporcionou ao Município dar destaque para aquilo que é motivo local para o “orgulho de ser gaúcho”. Trazendo a oportunidade de reconhecer as mais variadas manifestações culturais e as diferentes formas de expressar o orgulho de dizer: EU SOU DO SUL. Grupos de cavalarianos, empresas locais, servidores públicos, grupos culturais e entidades levaram para avenida diversas formas de destacar o orgulho de ser gaúcho.

“Cada ano o desfile farroupilha surpreende, pois quem desfila procura inovar e trazer o seu melhor, destacando o orgulho de ser Gaúcho. Parabenizamos a todos que desfilaram desde empresas, entidades e grupos culturais e também agradecemos ao nosso povo nãometoquense que prestigiou em grande número o desfile farroupilha”, destacou a Prefeita Teodora.