15 de setembro de 2014 as 16:57 / Educação, Sem categoria

Cavalgada da Chama Crioula marca abertura dos Festejos Farroupilha

Mais de 50 cavalarianos marcaram a abertura dos Festejos da Semana Farroupilha em Não Me Toque com a Cavalgada da Chama Crioula nesta sexta-feira (12). A programação vai até este domingo dia 21, encerrando a semana com o tradicional desfile temático que está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto com a participação do CTG Galpão Amigo, empresas e grupos visitantes.

Na abertura, os tradicionalistas acenderam a chama crioula no Cemitério Católico, no túmulo do homenageado, Osvaldo Ribeiro de Quadros, Seu Sinhô, que foi um dos fundadores do Galpão Amigo e faleceu no ano de 2010, tendo deixado grande legado cultural dos usos e costumes do gaúcho, além de documentos que comprovam a origem do nome de Não-Me-Toque.

No percurso da cavalgada a Prefeita Teodora Lütkemeyer entregou a chama que estava na sede da Prefeitura Municipal. Após os cavalarianos seguiram até o CTG para a abertura oficial e a união das centelhas do fogo simbólico da pátria, da chama crioula do Estado e da chama do homenageado.

Durante a solenidade oficial ocorreu também a posse dos Peões de Mapa e Prendas de Faixa, escolhidos após o concurso realizado nesta semana, dia 4. No sábado dia 12, aconteceu o Culto Crioulo celebrado pelos pastores Fábio Staggemaier (IECLB), Alex Ziemann (IELB) e pelo frei Laerte Reis (Igreja Católica), que contou com a participação especial do grupo musical Sete Mais e dos alunos de Violão da Escola Sinodal Sete de Setembro.

Os Festejos Farroupilhas prosseguem com intensa programação que conta com o café de chaleira no galpão da praça, jantares típicos – vaca atolada dia 13, costelão dia 16 e matambre no dia 19 – culminando com o desfile, churrasco e atividades campeiras no domingo, dia 21.

“Os Festejos Farroupilhas nos trazem a importante reflexão do amor ao nosso Rio Grande do Sul, relembrando os importantes valores que nossa tradição cultiva e destacando o orgulho de sermos gaúchos. Enquanto Administração, estamos felizes pela homenagem ao saudoso Osvaldo Ribeiro de Quadros (Seu Sinhô), que muito contribuiu para a tradição gaúcha e para nosso Município”, destacou a Prefeita Teodora.