08 de setembro de 2014 as 10:23 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Iniciam os estudos para melhorias no trânsito de Não-Me-Toque

Na sexta-feira (5) o representante da empresa Rui Pires esteve auditório do Centro Administrativo reunido com a Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretários Municipais, Vereadores, representantes de Entidades, representantes do Conselho Municipal de Trânsito e servidores das equipes de engenharia e fiscalização para explicar como será feito o novo estudo sobre o trânsito.

Não-Me-Toque por ter um forte potencial econômico vem apresentando um crescimento industrial e urbano amplo, atraindo investidores e novos moradores para a “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”. Segundo o senso do IBGE 2014, o Município conta atualmente com 16.894 habitantes. Por sediar grandes empresas do ramo metal mecânico, diariamente Não-Me-Toque recebe pessoas vindas de toda a região, o que aumenta ainda mais o fluxo de veículos, que conforme a empresa RVP Tecnologia e Engenharia LTDA, responsável pelo estudo, a estimativa atual da frota é de 11 mil veículos.

Um estudo sobre o trânsito municipal já havia sido realizado no ano de 2010 onde, através dos itens sugeridos e audiências públicas, foram feitos alguns ajustes no trânsito municipal como a implantação da ciclovia, do semáforo junto a Praça Central e ao Nosso Posto e o fechamento do cruzamento junto ao Clube União. Este novo estudo já está sendo realizado com equipes da empresa vistoriando diversos pontos na cidade com o objetivo de localizar os pontos conflitantes e tentar minimizar os acidentes e a sua severidade. Segundo Rui, pelo fato do Município possuir muitas industrias faz-se necessário pensar na preservação do patrimônio tanto Municipal como também zelar pela conservação das vias urbanas, criando áreas com limitação de peso, pensando inclusive na possível construção de um porto seco para o transbordo de cargas.

A Prefeita Teodora Lütkemeyer destaca a importância deste estudo para a democratização do espaço urbano e aumento da fluidez do perímetro urbano, além de pensar na segurança dos pedestres e condutores. “Precisamos repensar as questões relacionadas ao trânsito do Município para que este acompanhe o desenvolvimento tanto urbano como industrial, sem causar prejuízos a circulação e a logística, além de ser mais seguro e de acordo com as necessidades da comunidade nãometoquense”, enfatiza Teodora.

Para auxiliar no estudo e apontamentos de melhorias do trânsito de Não-Me-Toque a empresa RVP Tecnologia e Engenharia LTDA estará circulando uma pesquisa de opinião pública abordando questões cotidianas aos que trafegam nas ruas do Município.