02 de setembro de 2014 as 14:48 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Reunião Sobre O Tratamento De Água Dos Poços Artesianos De Não-Me-Toque

Na segunda-feira (25) representantes das comunidades de: Bom Sucesso, Posse São Miguel, Costa do Colorado, Assentamento, São José do Centro, São João do Gramado, Arroio Bonito, Linha Gramado, Colônia Saudades, Mantiqueira estiveram participando de uma reunião no Centro Administrativo organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Vigilância Sanitária. Participaram também o Secretário Ivan Machry, o fiscal de vigilância sanitária Sílvio Godoy Kuhn, a Bióloga Elisa Valduga, a Engenheira Agrônoma Giovana Pauletti e a pedagoga Ana Paula Savadinsky.

O objetivo da reunião foi entregar os resultados das análises de água realizadas e discutir sobre a necessidade de cloração da água, a fim de evitar doenças de veiculação hídrica. Através dos resultados foi possível observar que todas as amostras estavam fora dos padrões legais vigentes pelo Ministério da Saúde – Portaria 2914 de 12/12/11, quanto ao aspecto microbiológico, ou seja, havia contaminação por coliformes termotolerantes.

Na oportunidade falou-se sobre a obrigatoriedade da outorga e da licença para a instalação de poços artesianos e também sobre o cadastro municipal dos mesmos. Foi ressaltada também a importância da limpeza das caixas d’agua, que devem ser limpas no mínimo uma vez por ano, para que os reservatórios mantenham-se limpos e higienizados conservando a água saudável e dentro de padrões que não apresentam risco aos consumidores.

O Secretário de Agricultura Ivan Machry ressaltou que Não-Me-Toque é uma referência regional na questão do licenciamento ambiental. “A Administração e as comunidades possuem uma parceria que vem ocorrendo há muito tempo e que está dando bons resultados. Já temos mais de 10 mil metros de redes de água no interior que levam aos nosso agricultores uma água limpa e de qualidade” destaca.

Os representantes irão repassar os resultados e as informações da reunião para a apreciação dos moradores das comunidades e posteriormente será marcada nova reunião para dar andamento nos trabalhos de instalação de equipamentos de cloração da água, visando atender aos parâmetros de potabilidade de água definidos pelo Ministério da Saúde.