26 de agosto de 2014 as 11:27 / Saúde, Sem categoria

Município firma parceria com o IMAMA-RS no combate e prevenção ao câncer

Na noite de segunda-feira (25) a Prefeita Teodora Lütkemeyer esteve participando da sessão da Câmara de Vereadores para assinaro convênio com o IMAMA (Instituto da Mama –RS), representado na oportunidade pela sua Vice-Presidente, Liane Araujo. Estiveram presentes também o Secretário de Saúde, Marco Costa, a Secretária de Administração, Noeli Machry, a Secretária de Assistência Social, Clereci Schenkel, Vereadores e voluntárias do IMAMA de Não-Me-Toque.

Segundo o Secretário Marco Costa, a escolha pelo Legislativo Municipal para a assinatura deste convênio foi para dar maior visibilidade possível a esta iniciativa. “Pelo segundo ano teremos o apoio especializado do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul para novamente desenvolvermos uma ação forte na prevenção do câncer de mama” destacou Marco.

O convênio prevê uma série de ações, sendo a primeira delas a caminhada das vitoriosas no domingo, dia 31. Os motivos da caminhada: O alerta para o auto cuidado e para a auto estima. Se o câncer não pode ser evitado que seja detectado precocemente – primeiro para preservar a vida e segundo para evitar a mutilação, os danos físicos e psicológicos. O convênio prevê ainda a realização de mutirões de prevenção nas unidades de saúde dos bairros a partir de setembro com a capacitação dos profissionais de saúde e a realização do outubro rosa, com uma programação voltada à prevenção nesse mês.

A incidência de câncer de mama tem crescido assustadoramente. A estimativa é de 57.000 novos casos por ano no Brasil, sendo que destes, estima-se que em torno de 13.000 resultarão em óbitos. A média nacional de casos é de pouco mais de 56 mulheres por 100.000 habitantes, mas no Rio Grande do Sul esse número sobe para mais de 70 mulheres para cada cem mil. Em Não-Me-Toque, de todos os casos de câncer do Município, aproximadamente 80% são de mama. Em 2013, dos 127 casos de câncer que deram entrada no Setor de Oncologia de Carazinho, 100 eram de mama. Em 2014, somente até o mês de maio, de 42 casos, 32 foram de câncer mama.

“Firmamos esta parceria com o IMAMA para auxiliar no combate e prevenção do câncer no Município com diversas ações e campanhas. Estes números relacionados ao câncer de mama são alarmantes e geram uma preocupação não somente dos gestores da área pública como também das voluntárias. O grupo formado em Não-Me-Toque está de parabéns pela iniciativa de percorrer o Município buscando parceiros e multiplicando informações sobre este problema que atinge tantas mulheres” destacou a Prefeita Teodora.