14 de agosto de 2014 as 11:04 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Limpeza Urbana é prioridade de Governo

Na manhã de quarta-feira (13), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, convocou as empresas responsáveis por diversas áreas da Limpeza Urbana, para uma reunião a fim de tratar assuntos referentes a cada contrato firmado com o Município.

Estiveram presente Valdir Keller, responsável pela Varrição de Vias Públicas, Jolar Dias, responsável pelo Serviço de Limpeza Contínua de Lixeiras Públicas e Limpeza Urbana (entulhos, material de construção, materiais vegetais, acúmulo de terra), Pedro Orestes Garcia dos Santos, responsável pela pintura de cordões e Derli da Silva, responsável pelos Serviços de Capina e Roçada. Acompanharam a reunião o Secretário de Obras João Carlos Loeff, os secretários adjuntos Nelson Dias e Katiusca de Oliveira, além de Paulo Lassig e Claiton Klein.

Na reunião a Prefeita esclareceu todas as responsabilidades de cada empresa e informou aos contratados que apartir deste momento o Assessor de Gabinete Paulo Lassig, será o coordenador (fiscal) de cada contrato, estando assim a disposição da comunidade e das empresas, a fim de que juntos, Poder Público e empresas possam dinamizar e agilizar os serviços, proporcionando mais eficiência e agilidade nestes serviços.

“A Secretaria Municipal de Obras tem pouca mão de obra e o maquinário também é insuficiente para atendermos estes tipos de demandas, por isso se faz necessária a terceirização e agora com esta reunião ímpar em Não-Me-Toque, estamos buscando alternativas, para otimizar estes serviços de forma integrada e organizada”, explicou a Prefeita.

A Administração Municipal irá fiscalizar e cobrar das empresas o cumprimento efetivo dos contratos, bem como intensificará a fiscalização da limpeza dos terrenos baldios e a colocação principalmente de galhos e entulhos em vias públicas.

Os prestadores de serviços, também explanaram sobre a dificuldade em manter o serviço em dia, pelo fator de que muitas vezes os locais são limpos, mas no dia seguinte já tem novamente material para ser recolhido. Diante esta situação a Prefeita salientou que “é necessária uma conscientização por parte dos munícipes para que nos ajudem a manter a cidade limpa. Temos que acabar com essa realidade de limpar num dia e no outro os entulhos voltarem a tomar conta desses espaços”.

De acordo com o secretário municipal de Obras, João Carlos é preciso intensificar os serviços de retirada de entulhos e galhos, da terra acumulada nas ruas e pintura dos meios-fios, além de capina do mato que cresce em calçadas e passeios públicos. João Carlos ressalta que é necessário que a comunidade colabore não jogando lixo em lugares e horários inadequados e que não coloque entulho em locais públicos.

Historicamente a coleta deste tipo de lixo é mantida pelos cofres públicos, porém conforme Legislação que dispõe sobre resíduos sólidos está não é uma competência do Poder Público Municipal e sim de cada munícipe. Os serviços de manutenção e limpeza das vias públicas seguem um cronograma que priorizam as áreas mais necessitadas.

Além da manutenção diária dos serviços, a nova dinâmica de trabalho acertada na reunião com a prefeita, secretário e contratados é a prestação de serviços e recuperação de ruas e limpeza urbana de forma conjunta e dinamizada.

“Precisamos que nossa cidade receba atendimento especial na questão da Limpeza Urbana, por isso vamos cuidar de perto esses serviços urbanos. A Administração Municipal irá acompanhar esse trabalho e colaborar com o que for possível para melhorar cada vez mais a limpeza de Não-Me-Toque”, afirmou Teodora.