06 de agosto de 2014 as 10:23 / Assistência Social, Sem categoria

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Não-Me-Toque

Na sexta-feira (1), a Administração Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Não-Me-Toque e a VI Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde participaram também, os municípios de Carazinho e Quinze de Novembro.

Estiveram presentes Gilson dos Santos, Prefeito em exercício, Paula Van Schaik, representando o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque, Clereci Schenkel, Secretária Municipal de Assistência Social de Não-Me-Toque, Sílvia Nemecek Loss, Coordenadora do CRAS de Não-Me-Toque, Jairo Bocasanta, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Não-Me-Toque, Lisandra Sandri, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho, e Patrícia Rorchard, Coordenadora do CRAS de Quinze de Novembro.

Após a abertura oficial, os presentes acompanharam a apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas com Deficiência, o grupo de PCDs “Unidos Somos Fortes”, juntamente com os integrante do Programa Família Integrada, orientados pela professora Beti e pela estagiária de Psicologia Tabáta

A Conferencista Lisandra Sandri, Mestre em Educação e Presidente do CMPD de Carazinho, trabalhou o Tema Central “A Implementação Das Deliberações Das Conferências Estaduais Já Realizadas No RS”, Enfocando os seis eixos, que São: Inclusão Social; Educação; Saúde; Trabalho; Comunicação; Turismo.

A tarde dando sequência aos trabalhos aos participantes se dirijam a grupos para a discussão das deliberações que irão compor o Relatório Final. Os participantes então apresentaram as deliberações realizadas nos grupos para aprovação da plenária. Após a aprovação das deliberações foi feita a escolha dos delgados, dois titulares e dois suplentes das representações governamentais e não-governamentais para o município de Não-Me-Toque, dois titulares do município de Quinze de Novembro, e oito titulares e oito suplentes de Carazinho.

“Em nome de toda a equipe, quero agradecer a presença de todos na Conferência, que mostra o interesse das pessoas em buscar melhor qualidade de vida e inclusão, sem dúvida foi um momento produtivo e muito válido para que continuemos a avançar nesta questão dos direitos as Pessoas com Deficiência. Também agradecer as empresas Stara, Cotrijal e Caixa Federal pelo auxilio nos materiais para realização do evento” comentou a Secretária de Assistência Social, Clereci Schenkel.