06 de agosto de 2014 as 14:26 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Cidade Digital começa a ser instalada em Não-Me-Toque

Iniciou no dia 1 de agosto o processo de implantação da Cidade Digital no Município de Não-Me-Toque. A rede da Cidade Digital é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos. A implantação é feita pelo Ministério das Cidades, através da empresa integradora PETCOM de São Paulo, selecionada por meio de registro de preço, responsável pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da Administração Municipal. A empresa fará a operação da rede por seis meses e dará garantia de funcionamento da infraestrutura durante três anos.

Eficiência na Gestão Pública, Melhor Atendimento ao Cidadão e Desenvolvimento Social

O projeto Cidade Digital do Ministério das Comunicações tem como objetivo a modernização da gestão municipal, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local. Ele viabiliza a conexão entre os órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e o fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, saúde e educação.

Em Não-Me-Toque o anel óptico possui uma extensão de 11km, interligando todos os órgãos públicos municipais, postos de saúde e escolas, o que proporcionará uma ampliação na rede, reduzindo os custos e racionalizando dos recursos, além de ampliar a transparência das contas públicas através da utilização da TIC (Tecnologia da Informação em Comunicação).

A Prefeita Teodora Lütkemeyer comenta a implantação da Cidade Digital em Não-Me-Toque, destacando as inovações tecnológicas, que podem consistir em poderoso instrumento em favor da desburocratização, agilizando processos e reduzindo os prazos de atendimento à população. “No âmbito social, um dos ganhos centrais que a tecnologia também pode proporcionar em favor dos cidadãos é a inclusão digital, universalizando o uso da Internet, por exemplo.”