04 de agosto de 2014 as 16:08 / Administração e Planejamento, Sem categoria

OAB de Não-Me-Toque lança pedra fundamental para nova sede

A Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Não-Me-Toque realizou solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova sede da OAB local. O terreno para sede foi doado pela Prefeitura localizado na Rua Pedro Augustin, ao lado do Ministério Público. O recurso da obra virá da seccional da OAB de Porto Alegre.

O evento solene de lançamento ocorreu na Associação dos Funcionários da Stara na noite de 31 de julho, com a presença de autoridades do poder Executivo, Legislativo e judiciário. Na solenidade foram empossados representantes locais daComissão Especial do Jovem Advogado (Ceja) e da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (Cdap).

A presidente da OAB de NMT Nara Piccinini agradeceu o poder e Executivo e Legislativo pelo reconhecimento e da doação do terreno pela Prefeitura para construção da sede, avaliando como um marco importante o início da construção da edificação da OAB de NMT. Piccinini informa que a seccional possui um departamento de engenharia com alguns projetos padrões.

– Contudo as subseções maiores possuem um orçamento que possibilita a construção da sede com recursos próprios não sendo o caso de NMT. Aqui temos apenas uma sala que presta serviços, porque contemos somente uma vara judicial no fórum – explica.

De forma comparativa Piccinini cita Carazinho que possui a Justiça Federal com duas varas e o Juizado Especial, a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual que possui duas varas criminais e três varas cíveis. Proporcionando maior quantidade dos serviços prestados em todas as salas da OAB.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Machado Bertoluci, ressaltou que o prédio da sede será edificado no menor tempo possível, destacando o trabalho da atual diretoria e dos ex-presidentes da subseção e as relações harmônicas com o Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo. Como prefeito em exercício, o vereador Gilson dos Santos destacou que OAB busca o melhor para comunidade nas lutas e direito comum.

– Juntos aos poderes do município, ampliará ainda mais o engajamento em ações para o bem de nossa comunidade com a nova sede – disse Gilson dos Santos.

Estiveram presentes ainda as seguintes autoridades: representando o presidente do Tribunal de Justiça José Aquino Flôres de Camargo, o desembargador Francesco Conti, o vice-presidente da OAB/RS Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, diretor geral da escola superior de advocacia da OAB/RS Rafael Braude Canterji, presidente do jovem advogado Matheus Portella Ayres Torres.

Também prestigiaram a solenidade de NMT os ex-presidentes da OAB local, José Samuel e Luiz Malaquias. O juiz da comarca Márcio Cesar Monteiro, promotor da comarca Leandro  Tatsch  Bonato e Câmara Municipal de vereadores, a vereadora Paula Samuel Schaik.

Comissão do jovem advogado

Na solenidade foi entregue as portarias aos jovens advogados não-me-toquenses Arthur William Aguiar, Gustavo Leocádio, Joanas Daniel Ercego representando a Comissão Especial do Jovem Advogado (Ceja). O objetivo da Ceja é auxiliar e orientar os advogados que estão começando a exercer a profissão. A Ceja é presidida pelo Conselheiro Estadual Dr. Matheus Ayres Torres e organiza palestras, cursos, encontros, proporcionam aos advogados mais conhecimento e trabalho social que podem beneficiar a comunidade.

Na ocasião foi apresentado a Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (Cdap) está formado pelos advogados Adriano Marcelo Rambo, Izana Grevenhagen e Joel Cristiano Graebin. A função da comissão é defender e prestar assistência ao advogado inscrito na OAB, sempre que sofrer restrições ao livre exercício de sua profissão.

– O núcleo que está sendo instalado aqui, dará apoio à comissão, sempre que houver processo a ser instruído aqui ou algum atendimento a advogado em Não-Me-Toque e região – informa Piccinini.

Lançamento da Pedra fundamental

Marco histórico para OAB local a pedra fundamental para sede própria está escrito: Lançamento da Pedra Fundamental Sede da OAB-Subseção de Não-Me-Toque – Gestão 2013/2015.

Diretoria da Seccional OAB/RS: Presidente Marcelo Machado Bertoluci, Vice-Presidente: Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, Secretário-Geral: Ricardo Ferreira Breier, Secretária-Geral Adjunta: Maria Cristina Carrion Vidal De Oliveira, Tesoureiro: Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

Diretoria da Subseção De Não-Me-Toque: Presidente: Nara Terezinha Piccinini Da Silva, Vice-Presidente: Silviane Arruda Estery, Secretária-Geral: Graziela De Mattos Souilljee, Secretário-Geral Adjunto: Claudiomir Afonso Spagnol, Tesoureiro: Joel Cristiano Graebin.