16 de julho de 2014 as 16:36 / Educação, Sem categoria

Construção do novo prédio do I.E.E São Francisco Solano será iniciada

Na tarde de quarta-feira (16) foi realizado junto ao IEE São Francisco Solano o ato de assinatura da ordem de início de serviço da obra da nova escola. Estiveram participando do ato o Secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, a Prefeita Teodora Lütkemeyer, membros da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, o Presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos, o Diretor do Instituto Cleomar Fritzen, Secretários, Vereadores, Representantes de Entidades, Empresas, Professores do Solano, alunos, comunidade e imprensa regional.

A vencedora da licitação foi a empresa Stasiak Ltda. O novo prédio será construído ao lado da atual escola na Av. Dr. Waldomiro Graeff, 1650. O contrato prevê a construção de um prédio com três pavimentos com área total construída de 1.296,46m², o pavimento térreo será composto de pátio coberto, refeitório, cozinha, área de serviço, dispensa, sanitário de funcionários, pátio de serviço, sanitários masculinos, sanitários femininos, sanitário PNE, escada, reservatório inferior, secretaria, direção, sala dos professores, laboratório de ciências e sanitários dos professores. O segundo pavimento será composto de seis salas de aula e a obra tem um valor previsto em R$ 2.455.337,23.

A previsão de início das obras é de seis dias após o recebimento da ordem de serviço. No entanto, conforme o diretor do Solano Cleomar Fritzen, aguarda-se uns 30 dias para o início até que toda parte burocrática estiver encaminhada.

O processo do Solano tramitava no Estado desde de 2001, com várias solicitações realizadas pelo poder Executivo e Legislativo para a liberação desse processo e todas sem êxito. Em 2013, a comunidade cansada de esperar mobilizou-se através do movimento pró-Solano que promoveu manifestações, abaixo assinado e audiência pública local, dentre outras lutas políticas junto ao Governo do Estado e com parlamentares para que esta obra saísse do papel. Todos os movimentos tiveram total apoio desta administração que foi incansável para a liberação dos recursos.

“Graças aos esforços do poder Executivo e Legislativo, o apoio da comunidade e do movimento Pró-Solano realizado em 2013 alcançamos o objetivo que é o novo prédio para o Solano. Parabéns a toda a comunidade de Não-Me-Toque por esta conquista tão esperada há anos e que hoje se concretiza com a presença do Secretário Jose Clovis de Azevedo assinando a ordem de início da obra aqui em nosso município”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.