17 de junho de 2014 as 10:50 / Assistência Social, Sem categoria

Capacitação sobre Funcionamento da Casa Lar

Nesta segunda-feira (16), aconteceu uma capacitação sobre o funcionamento e filosofia da Casa Lar no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Ministrada pela Psicóloga Nair Ângelica e pelo Coordenador Curso de Direito da Ulbra Carazinho Ronaldo Laush, a palestra contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social Clereci e com a presença dos membros da Rede de Atendimento ao Educando.

A Rede de Atendimento ao Educando é constituída por um conjunto de entidades e/ou órgãos governamentais, não governamentais, conselhos setoriais, Ministério Público e Poder Judiciário que trabalham de forma integrada, visando atender crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social.

O objetivo macro foi ressaltar que a Casa Lar não abriga jovens infratores ou delinquentes e sim é um local que visa atender crianças e adolescentes vítimas de negligência, abandono e maus tratos.

Em funcionamento desde agosto de 2013, a Casa Lar trabalha com acolhimento institucional e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço está garantindo privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos: de vida, raça, etnia, gênero e orientação sexual.

A unidade conta com atendimento de educadores/cuidadores que trabalham em turnos fixos diários, a fim de garantir estabilidade das tarefas de rotina diárias, referência e previsibilidade, também conta com um lugar apropriado para o cuidador residir na mesma casa.

“Este acolhimento será por tempo provisório, o acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta. E o objetivo maior é que esta rede que trabalha de forma direta com crianças e adolescentes saibam no que consiste a Casa Lar e possam repassar para a comunidade”, destacou a psicóloga e palestrante, Nair Ângela.