13 de junho de 2014 as 08:14 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Reunião no Comando Geral do Corpo de Bombeiros

Em novembro de 2013, o Município de Não-Me-Toque encaminhou o plano de trabalho, a Lei aprovada pela Câmara de Vereadores e a minuta do convênio com o Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Município.

Na terça-feira (10) a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária Adjunta Katiusca de Oliveira, o Assessor Jurídico Luiz Paulo Morais Malaquias e o Diretor da Equipe Obras Habitacionais Paulo Lassing, estiveram em Porto Alegre em reunião junto ao Comando Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul com o Comandante Eviltom Pereira Diaz para novamente tratar deste assunto.

Segundo o Comandante não há previsão de designação de efetivo para novas unidades dos Bombeiros devido à falta de profissionais e a atual defasagem do efetivo em unidades que já estão em funcionamento no Estado, que atualmente possui unidades dos Bombeiros em apenas 18% dos municípios do Rio Grande do Sul. O Comando Geral aguarda a homologação de um concurso público até o dia 5 de julho para depois disso realizar a formação dos aprovados, formação esta que tem uma duração de seis meses, porém para isso o concurso deve ser homologado até a data.

Os novos convênios para instalação de novas unidades do Corpo de Bombeiros somente podem acontecer com efetivo disponível para ser designado. As unidades tem um efetivo de 12 homens, sendo que o Estado poderá designar no máximo seis, o restante da equipe é de responsabilidade do município capacitar e disponibilizar a unidade.

“Iremos novamente trabalhar na gestão política para conseguir firmar este convênio e implantar em Não-Me-Toque uma unidade do Corpo de Bombeiros. A Administração irá trabalhar na questão da documentação necessária para que este processo continue ativo enquanto aguarda a disponibilidade de efetivo por parte do Estado”, salientou a Prefeita Teodora Lütkemeyer