A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de junho de 2014 as 08:12 / Educação, Sem categoria

Projeto UFV integra turmas da educação Infantil

Desenvolvido dentro do Programa a União Faz a Vida o projeto “A vida das galinhas” desenvolvido em todas as escolas do município propõe aos professores trabalhar com os alunos uma metodologia diferenciada, partindo do interesse do alunos através de discussões e conversas de temas que fazem com que os alunos despertem interesse em saber sobre determinado assunto. Em Não-Me-Toque, o projeto foi iniciado pela Professora Tais Caroline da Silva no dia 22 de maio com a turma do Jardim A1 da EMEI Infância Feliz, que através de uma revista encontrada por uma aluna surgiu a curiosidade em saber se a galinha nasceu do ovo ou se o ovo nasce da galinha? Segundo a professora Tais, naquele momento nasceu o projeto cooperativo.

As crianças foram manifestando, através de um debate aquilo que elas sabiam, as curiosidades e o que cada aluno gostaria de saber sobre a vida das galinhas. A professora nesse momento montou coletivamente um painel com um planejamento cooperativo contendo as seguintes perguntas que foram respondidas pelos alunos. O que sabemos sobre esse animal? O que queremos saber? Como faremos? O que precisaremos? Durante as semanas que passaram a turma esteve realizando atividades diversas e a cada dia trazendo mais informações sobre o assunto para escola.  Diariamente surgem novas atividades, os pais estão se envolvendo e percebe-se que as famílias aceitaram a ideia e estão colaborando como podem para o desenvolvimento e o sucesso do projeto.

O objetivo é investigar o modo de vida das galinhas, classificar espécies, cores, o corpo, a alimentação e seu habitat, coletar dados por meio de pesquisa e observações em galinheiro, aviário, açougue. Experimentar contato com pintinhos, galinha, galo, ovos. Além da observação aprenderão os cuidados com o animal com visita em aviários, galinheiros e chácaras. Identificar as utilidades e a importância desse animal em nossa vida, formando assim uma noção de lei natural, desenvolvimento e reprodução de seres vivos. Segundo a professora Tais, o projeto vai estar trabalhando dentro das áreas do conhecimento as habilidades interligadas nos conteúdos programáticos da escola desenvolvendo a linguagem oral e escrita e a criatividade auxiliando assim, o desenvolvimento das crianças envolvidas no projeto.

 “O trabalho com projeto cooperativo é fantástico permite ao educador planejar aulas do interesse dos alunos, resultando num aprendizado muito maior, os alunos aprendem ensinando e ensinam aprendendo. O professor assume o papel de mediador do conhecimento e os alunos buscam informações, realizando expedição investigativa buscando respostas para as curiosidades e o professor reúne informações transformando- as em conteúdo de forma interdisciplinar”, destaca a Professora Taís Caroline da Silva

 O projeto está em andamento e prevê várias atividades, tais como: visitas a aviários, passeio em uma propriedade para contato com animais, realização de pescaria com o monitoramento de pais e responsáveis da escola para a utilização de minhocas que estão sendo criadas em um minhocario da turma, oficina de culinária com ingredientes oriundos da galinha e com milho seu principal alimento, oficina de artesanato com pena de galinha, observação de galinheiro com galinhas poedeiras, atividade de observação de abate de galinhas para consumo da carne.

“Este sem dúvida é um projeto muito interessante e importante para auxiliar no desenvolvimento de nossas crianças através do aprendizado de um assunto que surgiu do interesse delas, que a partir de um questionamento vem desenvolvendo uma série de atividades para aumentar o seu conhecimento sobre determinado assunto das mais variadas formas”, destaca a Secretária de Educação Griselda Blau.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir