10 de junho de 2014 as 10:48 / Sem categoria

Condutor, respeite as regras de trânsito

O município de Não-Me-Toque vem apresentando um constante crescimento tanto na área industrial como residencial atraindo cada vez mais pessoas para morar na cidade. O aumento do contingente populacional pode ser percebido em vários aspectos, um deles é o trânsito do município que apresentou um crescente fluxo de veículos nas ruas da cidade.

O órgão responsável pelo trânsito do município é o Conselho Municipal de Trânsito presidido atualmente pelo Secretário de Obras João Carlos Loeff. O Conselho Municipal de Trânsito foi constituído para propor, acompanhar e deliberar sobre o planejamento do trânsito e as sugestões encaminhadas pelos cidadãos. Cabe ao conselho as decisões sobre qualquer nova implantação ou mudança nas vias do município, sendo um conselho deliberativo e atualmente um dos mais presentes e atuantes da cidade.

Uma das principais preocupações do conselho é em relação a segurança e o cumprimento das normas de trânsito do município. Atualmente segundo a Brigada Militar são registrados em média três ocorrências de trânsito por dia, causadas principalmente pela imprudência e desrespeito dos condutores.

Não-Me-Toque possui uma série de normas relacionadas ao trânsito, como vagas especiais de estacionamento para pessoas com Deficiência e Idosos que tem seu cadastro realizado pela Secretaria de Assistência Social, vias preferenciais, mãos únicas entre outras, porém, uma das maiores queixas da população é o desrespeito aos limites de velocidade e as preferencias em cruzamentos e na rótula localizada na Av. Alto Jacui, junto ao Posto Augustin.

Diversas irregularidades são provocadas por motoristas nesta rótula, a única com preferencial da cidade, tendo em vista que no centro os cruzamentos possuem somente canteiros centrais não caracterizados como rótula. A rótula atualmente está sinalizada com placas, no entanto, estas não são respeitadas pela maioria dos motoristas. Se houver um veículo transitando pela rótula, a preferência é deste, os demais precisam esperar.

Condutor, ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, demonstre prudência, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem ao pedestre e ao veículo que tem o direito de preferência.