21 de maio de 2014 as 08:55 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Confraternização do STR relembra os 45 anos de luta sindical

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque (STR) promoveu o seu décimo primeiro encontro reunindo associados, autoridades e lideranças da categoria que defendem o trabalhador rural. O encontro ocorreu no salão de festas da comunidade Cristo Rei, no dia 17 (sábado) e contou com a presença de mais de 600 associados do sindicato e convidados para o almoço de confraternização. A tarde seguiu animada pela banda Diverson.

No dia 9 de março deste ano, o sindicato comemorou 45 anos de trabalho em defesa do agricultor familiar. No local do evento foi entregue uma cartilha comemorativa à data e a relevância do sindicato e das entidades que lutam para trazer melhores condições à família do campo, ocorreu sorteio de brindes e, ainda, circulou uma lista para abaixo assinado a favor da pavimentação da ERS-451 (Colorado a Não-Me-Toque).

Lideranças

O presidente do sindicato, Pedro Paulo Nienow, manifestou a satisfação de poder novamente estar realizando este evento, mas, ao mesmo tempo, indignação com a decisão da presidente Dilma Rousseff que vetou a lei que colocava fim da obrigatoriedade do registro do emplacamento de máquinas agrícolas.

– Esta confraternização mostra a importância do sindicato. Agradecemos de forma especial as parcerias que puderam disponibilizar este almoço totalmente de graça e vamos continuar nossa luta. Nossa lista de reivindicações é ampla e o fim do emplacamento de tratores é uma delas – comentou.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas passa ser obrigatório a partir de janeiro de 2015.

A coordenadora das mulheres, Inque Schneider, representou a Fetag no evento e destacou os objetivos do setor na saúde e educação: melhorar o atendimento à saúde no interior; currículo diferenciado para escolas do campo; evitar o fechamento de instituições;  Pronaf Mulher; políticas para diminuição da violência doméstica;  políticas para a permanência do jovem no campo e redução do uso abusivo de agrotóxico fazem parte da pauta das lutas da Fetag.

Presença

Prestigiaram o evento o deputado estadual Heitor Schuch, o coordenador da Regional Sindical do Alto Jacuí (Astraja) Volnei Scheiner, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ivan Machry, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o gerente do Sicredi NMT, Fábio Pedroso e o agrônomo da Emater Vinicios Tozzo.