14 de maio de 2014 as 16:29 / Educação, Sem categoria

XXV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação

Nos dias, 7 e 8, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau e o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Darci Bueno da Silva participaram em Porto Alegre do XXV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação, com o debate do seguinte tema: Desafios da Gestão Municipal frente ao PNE (Plano Nacional de Educação).

O encontro tratou principalmente dos desafios que cada município terá para adaptar o seu Plano Municipal de Educação com o Plano Nacional de Educação, colocando em prática as 20 metas previstas, dentro de um prazo de no máximo 10 anos.

As principais metas que estão diretamente ligadas à Rede Municipal de Ensino  e que são os maiores desafios, trata-se da Meta 1, que determina a matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola até 2016 e o atendimento de no mínimo 50% das crianças do município entre 0 a 3 anos de idade até o final de 2021 a Meta 2, que é a de garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam o Ensino Fundamental de 9 anos até 2021 a Meta 5, garantia da alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental e a Meta 6, de  oferecer educação em tempo integral em no mínimo metade das escolas públicas e atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica.

“Nós gestores precisamos construir políticas públicas não apenas para um Governo, mas sim para uma sociedade. Um desafio para a Educação hoje é garantir o direito à educação, combater as desigualdades e garantir a diversidade, isto é, oferecermos uma Gestão Pública eficiente”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau.