14 de maio de 2014 as 16:38 / Saúde, Sem categoria

Não Me Toque é destaque na vacinação contra gripe

A meta de vacinação do município de Não-Me-Toque foi superada no dia 09 de maio, quando estava previsto o encerramento da campanha de vacinação. Com 85,73% das 4,260 pessoas constantes dos grupos de risco vacinadas. O município superou em 5,73% a meta fixada pelo Ministério da Saúde, sendo um dos poucos atingir a meta no Estado, onde o índice chegou a apenas 53% o que levou a Secretaria Estadual de Saúde a prorrogar a campanha até o dia 23 de maio.

A vacina é trivalente, abrangendo o vírus da gripe A e das gripes sazonais. O único caso de gripe A ocorrido no Rio Grande do Sul em 2014, foi identificado na cidade de Venâncio Aires e a cepa deste vírus está coberta pela vacina atual. Na regional de Passo Fundo foram contabilizados dois óbitos comprovados no ano de 2013 pela gripe A.

“A ótima campanha de divulgação e o comprometimento dos funcionários da secretaria, especialmente da Coordenação da Vigilância em Saúde foram fatores primordiais para alcançarmos o resultado apresentado”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio da Costa.